Solidariedade Médica e Social: Projeto SMS celebra 10.º aniversário
O projeto SMS - Solidariedade Médica e Social, da TECNIFAR, comemora este mês o seu 10.º aniversário. Ao longo destes 10 anos, o projeto possibilitou a realização gratuita de quase uma centena de ações, onde foram efetuados rastreios, exames complementares de diagnóstico e ações de sensibilização.
De Norte a Sul do país, foram mais de 1000 os profissionais de saúde que, de forma voluntária, colaboraram com o SMS. Estas ações, adianta a TECNIFAR, permitiram alcançar mais de 42.000 pessoas, ajudando, "de forma gratuita e humana, todos aqueles que, por razões geográficas ou sociais não têm fácil acesso a cuidados básicos de saúde".
A primeira ação no terreno deste projeto de responsabilidade social da TECNIFAR teve lugar em Ponta Delgada. Em outubro de 2006, uma equipa multidisciplinar de médicos, cardiopneumologistas, ortoptistas, nutricionistas, enfermeiros e 800 Kg de material na bagagem voava até àquela ilha dos Açores para ajudar os que mais precisavam. A missão foi cumprida e mantém-se até hoje.
De acordo com Amélia Pereira Coutinho, Amélia Pereira Coutinho, administradora da TECNIFAR e diretora do projeto, “quando me perguntam o que nos move respondo sempre: a vontade de fazer mais, chegar mais longe e dar o nosso melhor pelo melhor de cada um!". Acrescenta a responsável que "neste projeto recebemos muito mais do que aquilo que damos. Solidariedade só é difícil dizer!”.jpg)
Ação realizada este ano, na USF Andreas, em Mafra. (Foto: SMS)
O projeto SMS "decide sempre, em conjunto com a comunidade médica local, quais as atividades e especialidades mais adequadas às necessidades da população de cada região".
Entre as várias ações contam-se avaliações nutricionais, avaliações da tensão arterial, avaliações da glicémia e colesterol, densitometrias ósseas (de calcanhar), electrocardiogramas, espirometrias, medições do monóxido de carbono do ar expirado, medições do perímetro abdominal, oximetrias, rastreios visuais, sensibilização para a higiene oral e geral, sensibilização para o planeamento familiar e sensibilização antitabágica.
De acordo com o SMS, qualquer entidade pode solicitar "uma ação do Projeto SMS (ex.: Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Centro de Saúde, Associação), bastando para isso enviar um e-mail para sms@tecnifar.pt, apresentando o seu pedido".


