KRKA

SOS Voz Amiga assinala Dia Mundial da Prevenção do Suicídio

O Centro SOS Voz Amiga, um serviço tutelado pela Liga Portuguesa de Higiene Mental (LPHM), vai realizar no Fórum Lisboa, dia 10 de setembro, um evento com vista a assinalar o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. A iniciativa, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

A sessão de abertura tem início às 21h00 e estará a cargo de Francisco Paulino, presidente da LPHM/SOS Voz Amiga. De seguida terá lugar uma intervenção de Luísa Amaro, intérprete e compositora pioneira da guitarra portuguesa. O papel da literatura e da dança contemporânea no suicídio são temas que serão abordados, respetivamente, por Risoleta Pinto Pedro e Alexandra Battaglia.

Do programa faz também parte a apresentação e exibição em estreia da curta-metragem "Vazio", do realizador Bruno Gascon.

No último painel do evento, e sob a moderação de Vanda Lopes, psicóloga clínica, e com a participação de vários especialistas, será debatida a "ambivalência do suicida" e "como prevenir o suicídio".

O programa completo pode ser consultado aqui.



O Centro SOS Voz Amiga é um serviço de ajuda pelo telefone em situações agudas de sofrimento, frequentemente situações extremas de solidão, angústia, depressão ou risco de suicídio, que respeita, entre outros, os seguintes princípios:
- Disponibilidade, aceitação sem condições e respeito pelas diferenças das pessoas em sofrimento que telefonam (sem as tentar influenciar do ponto de vista religioso, político ou ideológico);
- Rigoroso anonimato (de quem telefona e de quem atende);
- Saber escutar, com atenção, compreensão e respeito;
- Criar uma relação de empatia.


Contacto: direccaolphm@gmail.com


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda