SPEM lança prémio “Saber escrever bEM sobre Esclerose Múltipla” dirigido a alunos do segundo ciclo

A Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), com o apoio da Direção Geral da Educação (DGE) e da Biogen Idec, acaba de lançar o Prémio Literário “Saber escrever bEM sobre Esclerose Múltipla”, uma iniciativa que pretende distinguir o melhor texto sobre a patologia elaborado por alunos do segundo ciclo (5º e 6º ano de escolaridade).

Este desafio tem também como objetivo promover a educação para a cidadania, em consonância com as linhas orientadoras definidas pelo próprio Ministério da Educação e Ciência. Neste âmbito, a SPEM organizará sessões de esclarecimento em todas as escolas que adiram ao projeto, disponibilizando materiais didáticos e informação adequada à faixa etária dos eventuais concorrentes, estimulando assim simultaneamente os estudantes à participação no prémio.

Vita Lains, vogal da SPEM, afirma que “a esclerose múltipla manifesta-se geralmente em jovens adultos que estão no início da sua carreira profissional ou a constituir família e que, perante o diagnóstico, acabam por ter que reavaliar todos os planos que tinham feito para o futuro. Sentimos, portanto, necessidade de criar uma iniciativa que nos ajudasse a chegar a um público mais jovem e desmistificar algumas ideias erradas que possam surgir à volta desta doença. Este prémio literário garante-nos que a informação chega aos nossos jovens pois para escrever bEM sobre esclerose múltipla, é preciso primeiro ler e assimilar todos os dados sobre a patologia que lhes forem transmitidos”.

A produção dos textos deverá ser individual e aberta à criatividade dos jovens concorrentes, pelo que a única restrição é que os textos dos candidatos, em prosa ou poesia, não deverão exceder as 1000 palavras. Os textos a concurso devem ser obras originais, sendo liminarmente excluída qualquer cópia de um trabalho já existente.

Todos os trabalhos candidatos a este Prémio Literário deverão ser entregues até às 20h00 do dia 31 de maio de 2014, em formato PDF, através do endereço eletrónico premioliterario@spem.pt.

O júri será composto pela escritora Maria João Lopo de Carvalho, Vita Lains, da direção da SPEM e Dulce Godinho, representante da DGE.

Imprimir