Substâncias psicoativas e doença mental como «caminhos para a exclusão social»

O Gabinete Social de Atendimento à Família (GAF) organiza, nos dias 20 e 21 de maio, em Viana do Castelo, as suas XXII Jornadas, subordinadas ao tema: "Vidas entre margens: Consumos e doença mental, caminhos para a exclusão social".

O principal objetivo do evento passa por "tentar compreender os impactos dos consumos de estupefacientes na qualidade de vida pessoal, familiar e social e, sobretudo, analisar os mecanismos sociais de exclusão destes cidadãos no seu processo, sempre difícil, de reinserção socio profissional."

A Conferência Inaugural, intitulada: "O panorama nacional e europeu do consumo de substâncias psicoativas", será proferida por João Goulão, do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD). O tema será moderado e comentado por Jesus Cartelle Fernandez, diretor clínico da Clínica do Outeiro.

Ao longo do dia, e organizadas em três painéis, serão proferidas palestras como "(Re)Integração socioprofissional do dependente de álcool", "O álcool como organizador da dinâmica familiar", "Pontes e cruzamentos entre álcool, drogas ilícitas e comportamentos de risco e afetos na era do VIH/SIDA", "Genes, cérebro e substâncias psicoativas".

O segundo dia das XXI Jornadas do GAF é inteiramente dedicada à realização de um curso sobre substâncias psicoactivas e o que fazer sobre o seu "impacto na família e na sala de aula". Esta formação estará a cargo de José Manuel Ramos, diretor técnico da Clínica do Outeiro e presidente da Mesa da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Alcoologia.



Deixar "cair a máscara" pela inclusão social

Sublinha a Comissão Organizadora que as jornadas pretendem promover a reflexão sobre o consumo de substâncias psicoativas e a doença mental, "como um caminho para a exclusão social e, também aqui, as máscaras assumem um papel preponderante, visto que quer as dependências quer a doença mental carregam também traços de identidade mascarados e é aqui que devemos atuar. É preciso deixar cair a máscara!"

A Comunidade de Inserção do GAF possui ateliers ocupacionais, com o objetivo de "promover a inclusão social através do desenvolvimento de competências facilitadoras da integração pessoal, familiar e profissional".





seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda