Cepheid Talks

Suicídio e comportamentos autolesivos: Simpósio da SPS realiza-se em Guimarães

O simpósio organizado pela Sociedade Portuguesa de Suicidologia (SPS) realiza-se, este ano, com a colaboração do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Alto Ave: O evento decorrerá nos dias 1 e 2 de abril, em Guimarães, sob o lema: "Crise Suicidária: prevençåo, intervenção e pósvenção".

De acordo com a Comissão Organizadora, o simpósio volta a juntar profissionais das mais diversas áreas, com um propósito comum: "dar a conhecer a investigação científica mais recente na área do suicídio e dos comportamentos autolesivos, partilhar saberes e experiências sobre a intervenção terapêutica nos quadros clínicos mais frequentemente associados a esta temática e contribuir para a prevenção aos diversos níveis".

É ainda sublinhado que o suicídio e outros comportamentos autolesivos representam "um problema social e de saúde pública, com elevados custos humanos, sociais e económicos", pelo que se trata de um tema "que interessa a todos e não apenas a profissionais de saúde mental, técnicos de serviço social, professores e educadores, sacerdotes e estudantes".

Debater "novas abordagens"

Foi já anunciado um dos oradores convidados. Trata-se de Pilar A. Sáiz, do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Oviedo e dos Serviços de Saúde Mental do Principado de Astúrias (SESPA), Oviedo (Espanha).

A especialista, que assume igualmente o cargo de vice-Presidente do 16th European Symposium on Suicide and Suicidal Behaviour, evento que terá lugar em Oviedo, em setembro deste ano, incidirá a sua intervenção no tema: "Novas abordagens para o problema do comportamento suicidário"

A Comissão Organizadora acrescenta ainda que Pilar A. Sáiz participou recentemente em diferentes projetos multicêntricos de investigação sobre prevenção e monitorização de comportamentos suicidários na Europa (MONSUE Project), bem como na prevenção de suicídio e outros comportamentos de risco nos jovens - Saving and Empowering Young Lives in Europe - SEYLE Project.

Inscrições:
- Sócios da SPS c/ quotas em dia - Gratuita
- Não sócios - 45 €
- Estudantes de licenciatura - 25 €
Para mais informações e efetuar a inscrição:  ljdsecretariado@gmail.com


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda