Telemedicina na região Centro: Consulta de Cardiologia do CHUC alargada a mais unidades de saúde

Os centros de saúde de Condeixa, Montemor-o-Velho e S. Martinho do Bispo (Coimbra) iniciaram, esta semana, a Consulta de Cardiologia por Telemedicina, no âmbito do Programa de Telemedicina, desenvolvido pelo Serviço de Cardiologia B do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), dirigido pelo cardiologista Lino Gonçalves, em articulação com a ARS do Centro. Na próxima semana, a consulta estender-se a Soure.

A primeira Consulta de Cardiologia por Telemedicina realizada entre a Cardiologia B do CHUC e um centro de saúde da área de influência da ARSC teve lugar em 2015, no Centro de Saúde de Cantanhede. "Foi também a primeira vez que, em Portugal, foi utilizada para o efeito a plataforma PDS live, do Ministério da Saúde, para se fazer uma consulta de telemedicina na área cardiovascular", sublinha a ARS do Centro.

Entre outras vantagens, este modelo de consulta permite uma maior comodidade para o doente, evitando deslocações aos hospitais, e possibilita, igualmente, "o diagnóstico e tratamento precoce dos doentes".

A nível da prática clínica, as vantagens da consulta de telemedicina "são reconhecidas a nível do apoio direto dado pelo médico especialista ao colega de Medicina Geral e Familiar, melhorando a comunicação entre os centros de saúde e os hospitais centrais", salienta a ARS.



"Hoje em dia, praticar Cardiologia é muito gratificante", afirma Lino Gonçalves, explicando que "conseguimos ajudar muito os nossos doentes ao melhorar não só a sua sobrevida, mas também a sua qualidade de vida".

Entre outros cargos, e além de professor associado com agregação da Unidade Curricular de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Lino Gonçalves assume, desde 1 de janeiro de 2016, as funções de editor principal da Revista Portuguesa de Cardiologia, órgão oficial da Sociedade Portuguesa de Cardiologia.





seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir