Telemonitorização de doenças crónicas: Após 36 meses, Hope Care obtém certificação da Tüv Rheinland

"É um motivo de grande celebração para toda a equipa", afirma José Paulo Carvalho, fundador e CEO da Hope Care. E percebe-se porquê: "Atualmente, apenas duas empresas no mundo possuem a certificação EU MDR Classe IIb (SaMD) para múltiplas doenças crônicas". A Hope Care é uma delas.

De acordo com o responsável, esta certificação recentemente atribuída à plataforma HC Alert, "reconhece-a como equipamento médico (Software as a Medical Device, ou SaMD) e valida que as informações geradas estão em conformidade com os mais rigorosos padrões exigidos para este tipo de equipamentos".

Desta forma, "o HC Alert confirma-se como um recurso essencial para os profissionais de saúde, assegurando que os dados clínicos, tanto durante como após o período de internamento hospitalar, cumprem os padrões de qualidade médica". Como consequência, tal permite "o desenvolvimento de soluções de integração de cuidados, acompanhando o paciente de forma contínua no seu domicílio".


José Paulo Carvalho

Segundo o fundador da Hope Care, "a confirmação de que a telemonitorização consegue agora produzir dados com este nível de qualidade permite que os profissionais de saúde estejam permanentemente informados do estado de saúde dos seus pacientes".

Assim, as "decisões mais precisas" poderão ser tomadas a qualquer momento "e não apenas quando a saúde dos pacientes se agrava ou durante as visitas de acompanhamento no hospital".


Equipa da Hope Care (nas suas instalações, em Óbidos): Samuel Brás, Francisco Norton de Matos, Manuel Bragança, José Paulo Carvalho, Paulo Carvalho, Luís Fareleiro, Micael Moreira e Daniel Cunha

"É um importantíssimo selo de garantia!"

Relativamente ao período de tempo que foi necessário para obter a certificação, José Paulo Carvalho adianta que "o processo levou 36 meses, o que atesta bem o nível de exigência necessário a soluções deste tipo."

Francisco Norton de Matos, senior educator da plataforma HCAlert, reforça precisamente essa mesma ideia. Salienta que "este foi um processo muito criterioso e que envolveu a deslocação de uma equipa internacional ao nosso país. É um importantíssimo selo de garantia!".

E se a certificação demorou 3 anos a ser obtida, faz questão de lembrar que a Hope Care tem "vários projetos implementados há bem mais anos, em Portugal e no estrangeiro, estudos publicados e resultados publicados pelo próprio SNS e unidades hospitalares, pricipalmente nas áreas da insuficiência cardíaca, DPOC, Hipertensão, diabetes e comorbilidades". 

Uma certificação que "abre inúmeras oportunidades"

Olhando para o futuro, José Paulo Carvalho não tem dúvidas de que esta certificação agora concedida pela Tüv Rheinland "confirma a qualidade do trabalho realizado na Hope Care e abre inúmeras oportunidades, principalmente nos mercados mais exigentes, alguns dos quais onde a empresa já opera".

E acrescenta: "O objetivo de longo prazo da Hope Care é o de desenvolver soluções de saúde personalizadas com base em Inteligência Artificial Generativa, que levem em consideração as características únicas de cada indivíduo. Isso contribuirá de forma significativa para melhorar a qualidade de vida de todos aqueles que em determinada altura da sua vida necessitam de cuidados de saúde."

 


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda