KRKA

Fertilidade, menopausa e HPV: «2022 foi muito importante pelos novos produtos e dados clínicos»

Quando a Procare Health Portugal iniciou atividade, em meados de 2018, esta afiliada de um grupo biotecnológico criado em 2012 tinha um plano estratégico bem definido.

Nessa altura, “nada fazia prever que teríamos de enfrentar uma pandemia que parou o mundo por quase dois anos”, refere Miguel Coelho, country manager da empresa, acrescentando que “o impacto negativo de ver tudo parado durante tanto tempo foi tremendo, adiando todos os projetos que durante tanto tempo haviam sido estudados para apresentar a Procare Health aos profissionais de saúde e às próprias mulheres, em Portugal”.

Nesse sentido, 2022 foi “muito importante”, correspondendo, na verdade, ao “primeiro ano em que a empresa praticamente não sentiu os efeitos da covid-19, com todas as restrições levantadas à atividade da indústria farmacêutica e a possibilidade de fazer chegar os seus produtos a médicos e outros profissionais de saúde e, por conseguinte, a quem deles necessita”.

Uma das áreas de elevado investimento da Procare Health é a da Investigação e Desenvolvimento, leia-se “desenvolvimento de novas soluções terapêuticas e também de investigação clínica, criando a imprescindível evidência clínica que assegura a eficácia e segurança dos produtos”.

Miguel Coelho: “Uma das áreas de elevado investimento da Procare Health é a da Investigação e Desenvolvimento, criando a imprescindível evidência clínica que assegura a eficácia e segurança dos produtos.”




O ano transato correspondeu ainda a um período onde se assinalaram alguns landmarks na história desta empresa. Recuando atrás no tempo, Miguel Coelho declara:

“Em parceria com a comunidade médica e científica, aproveitámos alguns dos mais relevantes eventos na área da Saúde da Mulher, como o I Encontro Internacional das Sociedades de Medicina da Reprodução e o 8.º Congresso Português de Medicina da Reprodução, para expormos um produto inovador na área da subfertilidade. Desafiámos uma vez mais o paradigma do tratamento com um conjunto de ingredientes de base natural combinados entre si, com dosagens que vieram demonstrar uma eficácia superior na qualidade ovocitária, proporcionando, consequentemente, um aumento da probabilidade de engravidar”.

Desta forma, a Procare Health dedicou-se à “melhoria da saúde das mulheres mais jovens, em idade de terem filhos”.

Mas não se restringiu a essa área, pois, também se centrou na menopausa, focando a sua atenção nas mulheres que enfrentam uma nova fase das suas vidas. Neste caso, o desafio foi “assegurar que quem está no auge a nível profissional, social e amoroso, ocupando lugares de destaque e decisão ou quaiquer outros, não estivesse limitada por todos os sintomas associados à menopausa”.

Assim, no ano em que se realizou, em Lisboa, o 18.º Congresso Mundial da Menopausa, foi lançada “aquela que é, porventura, a solução terapêutica mais bem laborada para controlar os sintomas, com uma posologia específica para aqueles que  são mais presentes durante o período diurno e outra focada na sintomatologia noturna, permitindo uma noite tranquila e um sono reparador”.



Prevenir e tratar as lesões do colo do útero e eliminar eficazmente o vírus

Após a publicação do estudo PALOMA, em 2021, sobre os efeitos da terapêutica investigada pela Procare Health na prevenção e no tratamento de lesões no colo do útero causadas pelo HPV, bem como na eliminação do próprio vírus, na edição de 2022 do EUROGIN (Organização Europeia de Infeções Genitais e Neoplasia), em Dusseldorf, a empresa apresentou os dados do subestudo PALOMA sobre o controlo do HPV em mulheres com idade superior a 40 anos, faixa etária que tem vindo a registar um aumento da prevalência deste vírus.

Os resultados foram de importância tal que a empresa decidiu também partilhá-los localmente, num simpósio inserido no XV Congresso Nacional de Ginecologia. Para comunicar os dados, foi convidada Patrícia Sanmartin, medical advisor da Procare Health Internacional que, sob a moderação do anunciado presidente da Secção Portuguesa de Menopausa da SPG, Cláudio Rebelo, recordou “a importância do stress gerado pela presença do HPV, para além da necessidade de controlar lesões do colo do útero e eliminar o vírus de forma rápida e eficaz”.

Desafiando novamente o paradigma da terapêutica do HPV, as equipas voltaram a estudar a importância do papel do sistema imunitário da mulher no processo de reparação de lesões e eliminação do vírus, e daí resultou a criação de um novo produto.

“Se já tínhamos uma terapêutica de aplicação local, através de um gel vaginal, com um modo de ação global, este tratamento seria beneficiado com um reforço da resposta imunitária sistémica da mulher. Assim, a 198.ª Reunião da SPG, subordinada justamente ao tema do HPV, foi o momento certo para lançarmos um produto por via oral, em cápsulas, que visa reforçar o sistema imunitário, com uma composição envolvendo ingredientes que comprovam a sua ação imunitária em terapias seculares, mas mais atuais do que nunca”, explica.

Perante este cenário, Miguel Coelho não tem dúvidas em afirmar que, “uma vez mais, as bancadas dos investigadores da Procare Health ultrapassaram-se na forma como desenharam este produto”.


Desenvolver mais e melhores soluções no campo clínico e organizacional

Mas não somente novos produtos e novos dados clínicos caracterizaram o ano de 2022, em que se assinalou uma década de existência da Procare Health. Como o seu country manager em Portugal assume:

“Celebrámos a nossa presença nos quatro continentes, chegámos a mais de 70 países com os nossos produtos, obtivemos novas certificações, consolidámos parcerias para desenvolver mais e melhores soluções, nomeadamente na área do cancro, e repensámos toda a organização para melhor nos prepararmos globalmente para os próximos 10 anos.”

Concretamente, em Portugal, “afinámos os procedimentos, sempre procurando desburocratizar processos e responder de modo mais rápido e eficaz aos clientes e parceiros e dando mais um passo na redução do impacto da nossa pegada ecológica, através da eletrificação da nossa frota”. Resumindo, “foi um ano em que nos foi dada a possibilidade de trabalhar em pleno”.

Ao nível da gestão de recursos humanos, “continuámos a desenvolver e a implementar soluções com vista à melhoria do seu bem-estar no exercício da sua atividade e apostámos fortemente em melhorar o seu nível de felicidade”.

Miguel Coelho tem consciência de que este se trata de “um processo contínuo, cujos resultados se projetam no sucesso que a Procare Health vem registando e na forma como são criadas parcerias com médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais de saúde, mas também com as mulheres, que cada vez mais procuram a empresa em busca de respostas para os seus problemas”.

“Tudo o que fizemos até agora foi lançar bases para o futuro relativamente ao nosso papel na promoção da saúde da mulher para os próximos anos, a começar já por 2023, ano de grande relevância para consolidarmos esta missão em Portugal”, remata.


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda