KRKA

Terapêuticas nutricionais: ULSNE ajuda a «melhorar a literacia» dos profissionais de saúde

Dirigidas a médicos, enfermeiros, farmacêuticos e nutricionistas, mas também a outros profissionais de saúde, as II Jornadas de Nutrição da Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSN) realizam-se nos dias 18 e 19 de setembro, no auditório da Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança.

De acordo com Rosária Rodrigues, diretora do Serviço de Nutrição e Alimentação, o evento tem como principal objetivo "melhorar a literacia dos profissionais no que respeita à nutrição, alimentação e às terapêuticas nutricionais em contexto clínico e na comunidade".


A responsável afirma que "do programa fazem parte diversos temas relacionados com esta vertente da Saúde". A discussão que terá lugar ao longo dos dois dias, organizada em mesas redondas, permitirá a abordagem de questões como a "Articulação de Cuidados Nutricionais entre o Internamento e a Comunidade” ou a "Importância da equipa multidisciplinar nos cuidados paliativos".

"Nutrição Artificial" é o tema da última mesa redonda do evento, que será moderada por Rosária Rodrigues, juntamente com Eugénia Madureira, diretora clínica da ULSNE. A nutrição entérica e parentérica no domicílio e o protocolo de controlo glicémico nos doentes com nutrição artificial são algumas das temáticas em debate.



Além de oradores de diferentes serviços da ULSN, nas jornadas participam também profissionais de várias outras instituições, sublinha a nutricionista.

É o caso de Pedro Graça, coordenador do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde. A intervenção do professor associado da Faculdade de Ciências de Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto incidirá sobre as "Ferramentas nacionais de promoção da saúde".

Nesta mesma sessão, dedicada à "Nutrição Comunitária e Saúde Pública", serão apresentados projetos de Nutrição Comunitária desenvolvidos no âmbito da ULSNE, bem como discutido o impacto do 2º Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (IAN-AF).

As II Jornadas de Nutrição da ULSNE são organizadas pelo Serviço de Nutrição e Alimentação, em colaboração com o Grupo de Nutrição Artificial, o Serviço de Desenvolvimento e Formação e de Comunicação e Imagem da ULSN.


O programa completo pode ser consultado aqui.

Para mais informações e efetuar a inscrição:
formacao@ulsne.min-saude.pt
961 790 229

Inscrição:
- 15€
- Colaboradores da ULSNE: Gratuito
- Estudantes: 6€

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda