Cepheid Talks

Terapia Ocupacional: 100 anos no mundo e 60 em Portugal «a fazer a diferença»

"Dentro de portas - O inovador também acontece" é uma das mesas redondas do 9.º Congresso Nacional de Terapia Ocupacional, organizado pela Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais (APTO), entre 3 e 5 de maio, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

“O enfoque está nas intervenções inovadoras a nível das neurociências, com o recurso a hardware, software e interfaces de comunicação e estimulação, seja sensitiva, motora ou cognitiva”, referiu Elisabete Roldão, presidente da APTO, em declarações à Just News.

Novas tecnologias "como um recurso terapêutico"

Ao longo dos três dias serão debatidas questões relacionadas com a "Tele Health", sistemas de registo dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e plataformas de partilha de informação. “O terapeuta ocupacional vai ao encontro dos interesses e objetivos dos utentes, que também passam pelas novas tecnologias, desta forma recorremos a essas ferramentas como um recurso terapêutico, sempre a pensar na promoção da participação e da qualidade de vida dos nossos utentes”, frisou Elisabete Roldão.

Questionada sobre as principais inovações na área da Terapia Ocupacional, nos últimos anos, a responsável salientou alguns projetos. “Há terapeutas ocupacionais dedicados, por exemplo, às populações minoritárias, nomeadamente na área da acessibilidade aos espaços públicos de caráter cultural (sobretudo museus), mas também na Oncologia e nos Cuidados Paliativos”, apontou.


Alguns dos elementos da Comissão Organizadora: Cátia Jesus, Rafael Santos, Elisabete Roldão, Gonçalo Carreteiro, Vanessa Gaio e Rita Carraca Santos

"Uma das profissões de futuro na área da saúde”


No congresso também está em destaque os 100 anos da profissão, 60 deles em Portugal. Elisabete Roldão relembra que a profissão, no nosso País, começou com a Escola Superior de Saúde do Alcoitão, contando atualmente com mais três escolas integradas em institutos públicos: Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria e Escola Superior de Saúde do Politécnico de Beja.

“A intervenção do terapeuta ocupacional tem vindo também a ser alargada, estando presente em diferentes hospitais, centros de recursos para a inclusão, centros de saúde, unidades de Cuidados Continuados Integrados, estabelecimentos prisionais, entre outros.”



É assim, como sublinhou, “uma atuação cada vez mais em contexto menos institucional e mais real, comunitário e domiciliário”. Como acrescentou, “esta é uma das diferenças fulcrais que nos permite analisar o contexto/ambiente e adaptá-lo para otimizar a participação da pessoa nas atividade do dia-a-dia”.

Face ao crescimento técnico e científico desta profissão ao longo de seis décadas, Elisabete Roldão faz um balanço “muito positivo”. ”Estamos cotados como uma das profissões de futuro na área da saúde.”

Criação da Ordem dos Terapeutas Ocupacionais "é de interesse público"

Contudo, como salientou, existem algumas dificuldades quanto “à mobilização de terapeutas ocupacionais, sua associação profissional e a divulgação, promoção e desenvolvimento da profissão e evolução das carreiras”.

E o grande problema prende-se com o que Elisabete Roldão diz ser “usurpação de funções”. E explicou porquê: “A nossa intervenção pode parecer simples e fácil de replicar, contudo estão subjacentes técnicas específicas, pressupostos neurológicos e científicos, estratégias facilitadoras e objetivos definidos e fundamentados numa relação terapeuta/utente, centrada neste último.”



No seu entender, a forma de resolver esta “usurpação de funções” passa por “atribuir competências e regulamentação, definidas por lei, a uma entidade, em particular a uma ordem profissional”. Elisabete Roldão referiu mesmo que é “de interesse público a criação de uma Ordem dos Terapeutas Ocupacionais para proteger a população do exercício ilícito ou de más práticas que podem lesar a pessoa e o próprio Estado”.



O programa pode ser consultado aqui.


Contactos:
Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais
secretariado.9cnto@gmail.com 
Site do Congresso: https://9cntocupacional.wixsite.com/ 

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda