Tornar os farmacêuticos «cada vez mais necessários» no Serviço Nacional de Saúde

“Dignificar o trabalho do farmacêutico, torná-lo cada vez mais necessário e diversificado na ação do SNS, sempre em colaboração com outras profissões.” Este foi o compromisso assumido pela nova bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Ana Paula Martins, que tomou posse, para o triénio 2016-2018, em cerimónia que decorreu hoje na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL).

Ana Paula Martins afirmou que a profissão de farmacêutico é “cada vez mais importante, sendo muitas vezes o primeiro e o único contacto das pessoas”. Desta forma, acredita que estes profissionais devem ter “um papel mais ativo no sistema de saúde, colaborando com outras áreas, num interesse comum: os doentes, razão de ser das profissões de saúde”.



Mas, para isso, alertou, “a OF tem de ser forte e essa força depende da união dos farmacêuticos em torno da OF. Só poderemos ser eficazes se nos unirmos, garantindo uma contribuição representativa que tenha uma verdadeira influência no poder político e nos agentes sociais”.



Ana Paula Martins referiu ainda que, “apesar dos 57 milhões de embalagens em falta, no último ano, e de a redução da despesa no setor ter sido significativa, Portugal tem a melhor rede de farmácias, apresentando as hospitalares indicadores superiores aos da Alemanha e do Reino Unido”. Mencionou também que, “mesmo com obstáculos, os farmacêuticos portugueses estão bem preparados cientificamente, projetando-se além-fronteiras”. A bastonária falou ainda da importância de a profissão andar “de mãos dadas com o ensino”.



Na sua intervenção, deu especial destaque à influência de dois farmacêuticos na sua vida: Carlos da Silveira, ex-bastonário da OF, e Maria Odette Santos Ferreira, de quem diz ter herdado “a persistência pela verdade e bem comum”.



Perante uma sala cheia de colegas de diversas áreas, amigos, familiares e alunos, Ana Paula Martins contou, na mesa, com a presença de Adalberto Campos Fernandes, ministro da Saúde, João Gonçalves da Silveira, presidente da Mesa da Assembleia-Geral da OF, e Carlos Maurício Barbosa, o bastonário cessante.



Ana Paula Martins é professora da FFUL há mais de 20 anos, é doutorada em Farmacoepidemiologia e Pesquisa de Resultados (2005), com mestrado em Epidemiologia (1995). Entre outros cargos, foi adjunta do ministro da Educação entre 1993-1994 e secretária-geral da OF entre 1990-1992.







Podem ser consultadas mais fotos aqui.






Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda