KRKA

Tratamento dos doentes idosos: «É fundamental não considerarmos só as doenças crónicas»

Estão abertas as inscrições para a 11.ª edição do Curso de Introdução à Geriatria, organizado pelo Núcleo de Estudos de Geriatria (NEGERMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI). Com três módulos online e um presencial, as síndromes geriátricas estarão em destaque, por requererem “uma avaliação e intervenção globais”, segundo Sofia Duque, a coordenadora do Núcleo.

O curso destina-se a médicos internos ou especialistas de Medicina Interna, mas também de outras especialidades médicas e aos de Formação Geral, a alunos de Medicina e a outros profissionais de saúde que prestem cuidados a pessoas idosas. Os módulos à distância irão decorrer nos dias 28 e 30 de março e 1 abril e o presencial no dia 6 de abril, em Lisboa.

Além de se abordar as especificidades dos idosos, os formandos vão focar-se nas várias síndromes geriátricas, que afetam bastante o bem-estar e a qualidade de vida dos mais velhos. Por isso, “é fundamental que no tratamento dos doentes idosos consideremos não só as doenças crónicas, mas também a polimedicação, as quedas, as alterações cognitivas, a desnutrição e sarcopenia, a incontinência de esfíncteres, entre muitas outras síndromes geriátricas” diz Sofia Duque.


Sofia Duque

A internista vê neste curso a possibilidade de se adquirirem mais conhecimentos sobre as especificidades de uma população que, face às baixas taxas de natalidade, vai aumentar nos próximos anos, com as implicações daí decorrentes no trabalho dos profissionais de saúde. “Da mesma forma que as crianças têm particularidades clínicas, também as têm as pessoas idosas: as doenças não se apresentam da mesma forma e a resposta e os objetivos do seu tratamento têm de ser individualizados.”

Os módulos online podem ser assistidos em tempo real ou diferido e irão versar sobre diversas temáticas: avaliação geriátrica global, iatrogenia, instabilidade e quedas, imobilidade, incontinência urinária e fecal, alterações cognitivas, sarcopenia, desnutrição, fragilidade e atividade física.

Presencialmente, serão discutidos nove casos clínicos, para aplicação dos conhecimentos adquiridos online. As inscrições podem ser feitas em www.spmi.pt/curso-de-introducao-a-geriatria/

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda