Tromboembolismo: iniciativa do Garcia de Orta visa melhorar articulação com os cuidados de saúde primários
Na sequência do “crescente número de doentes com diagnóstico de tromboembolismo venoso e do reconhecimento da importância desta área”, no Hospital Garcia de Orta, em Almada, os seus serviços de Medicina Interna e de Cirurgia Vascular vão realizar, a 14 e 15 de outubro, no Auditório da Unidade de Saúde Familiar da Sobreda, as 1.as Jornadas do Tromboembolismo Venoso da Zona Sul.
“O objetivo é não apenas promover a divulgação da doença, mas também dar a conhecer o nosso centro e mostrar o que fazemos. A finalidade é sermos mais reconhecidos, inclusivamente a nível da Medicina Geral e Familiar, para que haja uma referenciação cada vez mais atempada e precoce”, menciona Tiago Judas, assistente de Medicina Interna da referida instituição hospitalar e membro da Comissão Organizadora do evento. 
“As jornadas são também uma mais-valia, uma vez que nos vamos reunir com os nossos pares, de forma a percebermos onde estamos e em que sentido caminhamos”, acrescenta.
Ao ser questionado sobre a importância dos cuidados hospitalares organizarem reuniões para ou com a Medicina Geral e Familiar, Tiago Judas afirma ser “fulcral”.
“O Serviço Nacional de Saúde deve assentar, em primeira linha, no papel do médico de família. Se melhorarmos a articulação entre hospitais e centros de saúde, iremos otimizar os cuidados prestados a todos os níveis e não só no que respeita ao tromboembolismo pulmonar”, indica.
Esta é, segundo menciona, uma aposta que tem vindo a ser feita, nos últimos anos, onde têm investido na promoção do contacto com os médicos de família, através da realização das Jornadas do Serviço de Medicina Interna. “A articulação entre cuidados primários e secundários tem vindo a melhorar e se trabalharmos em conjunto teremos, com certeza, melhores resultados.”
Tromboembolismo pulmonar de baixo risco pode ser tratado em ambulatório
Tiago Judas conta que se tem verificado, nos últimos anos, um grande desenvolvimento na área do tromboembolismo no Hospital Garcia de Orta, tanto no que respeita à abordagem diagnóstica como à terapêutica, o que levou à organização de uma consulta de tromboembolismo venoso, sendo a referenciação dos doentes, sobretudo, intra-hospitalar. 
Além disso, estão também a evoluir para o tratamento em ambulatório dos quadros de tromboembolismo pulmonar de baixo risco, “acompanhando aquelas que são as orientações das últimas guidelines”.
“Fizemos um estudo retrospetivo de todos os doentes internados com o diagnóstico de TEP no ano de 2013 e concluímos que em cerca de 40% dos casos, seguindo as novas orientações, poderia ter sido evitado o internamento hospitalar”, sublinha o médico.
Atualmente, foi criado um protocolo, que pressupõe a seleção deste grupo de doentes (TEP de baixo risco) no Serviço de Urgência, onde iniciam o tratamento, sendo agendada primeira consulta de reavaliação para no máximo uma semana após a data do diagnóstico.
Comissão Organizadora das Jornadas: Tiago Judas, Francisca Delerue, Melanie Ferreira, Ana Afonso e Maria José Ferreira.
“O nosso objetivo passa ainda por nos articularmos com o Serviço de Cirurgia Vascular, algo que estamos a trabalhar, de forma a podermos receber também doentes com tromboses venosas profundas. Nestes casos, a interação com os cuidados primários é muito importante, uma vez que os doentes poderão ser referenciados diretamente pelo médico de família”, observa.
Para terminar, e ainda no que respeita às 1.as Jornadas do Tromboembolismo Venoso da Zona Sul, Tiago Judas afirma que se espera cerca de uma centena de participantes, entre internistas, cirurgiões vasculares, médicos de família e internos das várias especialidades.
A Comissão Organizadora é constituída por Maria José Ferreira, diretora do Serviço de Cirurgia Vascular, Tiago Judas, Melanie Ferreira, interna de Medicina Interna, Ana Raquel Afonso, interna de Cirurgia Vascular, e Francisca Delerue, diretora do Serviço de Medicina Interna.
Para mais informações ou para efetuar a inscrição: 1jornadastevdosul@gmail.com


