KRKA

UCFD assinala Dia Mundial da Diabetes em Guimarães

A Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes (UCFD) da região, que junta o Centro Hospitalar do Alto Ave (CHAA) e o Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave, vai assinalar, no dia 13 de novembro, o Dia Mundial da Diabetes, realizando várias atividades para a comunidade.

No Centro Hospitalar, em Guimarães, a partir das 9h30 serão realizados rastreios de pesquisa de glicemia capilar e IMC, sessões de exercício físico e prestados esclarecimentos sobre hábitos alimentares. Estas atividades serão replicadas em todas as Unidades de Saúde Familiar do ACES do Alto Ave. O Lions Clube de Guimarães associa-se também a esta iniciativa, promovendo atividades em vários pontos da cidade de Guimarães.  Será ainda distribuído material informativo e questionários de avaliação do grau de risco de ser diabético.

Às 11h00 tem início, no auditório da unidade de Guimarães, a "sessão comemorativa".

Para Elisa Torres, internista e representante do CHAA na UCFD, "a diabetes mellitus é uma doença crónica com elevados custos humanos, sociais e económicos, em rápida expansão por todo o mundo. Tentar travar esta pandemia, e os seus respectivos custos, representa para nós um desafio que passa hoje por alertas de prevenção através da informação e formação  de todos, sejam técnicos de saúde, doentes e familiares".

A médica sublinha ainda que "ter um melhor conhecimento da diabetes não é suficiente e alerta para a necessidade de uma vigilância apertada da doença: "A responsabilidade e a motivação do doente e dos seus familiares são outro desafio a enfrentar. A diabetes é uma doença crónica que necessita de uma vigilância apertada, de forma a prevenir complicações agudas e tardias que são gravíssimas. No nosso Centro Hospitalar realizamos 400 primeiras consultas de diabetes e cerca de 3800 subsequentes por ano".

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda