UHDC promove campanha de prevenção do cancro do pulmão

Para assinalar o Dia Nacional do Não Fumador, a União Humanitária dos Doentes com Cancro (UHDC) realiza uma campanha de prevenção do cancro do pulmão, que inclui a promoção de rastreios gratuitos à população no dia 17 de novembro, entre as 12h00 e as 18h00, no Núcleo de Apoio ao Doente Oncológico, na sede da UHDC, em Lisboa.

“Esta campanha pretende sensibilizar a população para os malefícios do tabaco para a saúde, não apenas dos fumadores, mas também daqueles que de forma passiva acabam por ser afectados. Queremos que esta campanha seja mais do que um alerta. Pretendemos incentivar as pessoas a optarem por um estilo de vida saudável, colocando de parte o tabaco”, refere a porta-voz da UHDC, Cláudia Costa.

O tabagismo é o principal factor de risco para o cancro do pulmão, a primeira causa de morte por doença oncológica nos países ocidentais. Em Portugal, o cancro da traqueia, brônquios e pulmão é a primeira causa de morte por doença oncológica, sendo responsável pela morte de cerca de três mil portugueses por ano.

Imprimir


Médicos de família assinalam Dia Mundial da Asma 2019 na Sertã