ULS Cova da Beira cria Centro de Responsabilidade Integrado de Hospitalização Domiciliária
A ULS da Cova da Beira (ULSCBEIRA) formalizou ontem a constituição do seu Centro de Responsabilidade Integrado de Hospitalização Domiciliária (CRI-HD), apresentado como "o primeiro a ser oficialmente criado a nível nacional".
Este novo CRI-HD recebe a designação de “Dr. Delfim Rodrigues”, em homenagem ao recentemente falecido Coordenador do Programa Nacional de Hospitalização Domiciliária, "figura maior na defesa e promoção deste modelo assistencial em Portugal", destaca a ULS, acrescentando que a escolha do seu nome "simboliza o reconhecimento da sua visão, dedicação e contributo determinante para a consolidação da hospitalização domiciliária como uma alternativa viável e humanizada ao internamento hospitalar tradicional".
Delfim Rodrigues
A assinatura do Ato de Constituição reuniu o presidente do Conselho de Administração da ULSCBEIRA, João Pedro Marques Gomes, e a diretora do CRI, Sandra Martin, assistente graduada de Medicina Interna, num momento de "elevado simbolismo institucional".
Na ocasião foi lembrado que a hospitalização domiciliária constitui "uma alternativa segura, eficaz e humanizada ao internamento convencional, permitindo que doentes que cumpram critérios clínicos, sociais e geográficos bem definidos possam receber cuidados hospitalares no seu domicílio, acompanhados por equipas multidisciplinares especializadas"..jpg)
Com a formalização como Centro de Responsabilidade Integrado, é sublinhado que "a hospitalização domiciliária ganha uma estrutura própria de gestão clínica, operacional e financeira, com autonomia e metas orientadas para a qualidade, eficiência e sustentabilidade".
O CRI-HD Dr. Delfim Rodrigues traduz-se, assim, numa "abordagem moderna e diferenciadora, alinhada com as melhores práticas nacionais e internacionais".

