ULS do Arco Ribeirinho inaugura exposição sobre Cuidados Paliativos
Como propósito de assinalar o Dia Mundial de Cuidados Paliativos, que este ano terá lugar no dia 12 de outubro, a Unidade de Cuidados Paliativos da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) está a promover uma exposição onde dá a conhecer o trabalho que desenvolve, alerta para a importância destes cuidados e convida a refletir sobre a importância de cuidar além da cura.
Através da exposição é possível conhecer a história e a atividade da Unidade de Cuidados Paliativos da ULSAR, composta por uma equipa multidisciplinar, e quais as suas áreas de intervenção.
Lembrando que os Cuidados Paliativos estão "assentes em quatro pilares: o controlo de sintomas, o apoio à família, a comunicação adequada e o trabalho em equipa", a ULSAR salienta que esta combinação permite "oferecer cuidados humanizados e integrados, que respeitam a dignidade do doente e apoiam tanto este como a família, nesta etapa da vida".

A propósito desta iniciativa, são ainda partilhados alguns dados relativos a 2023: "A Unidade de Cuidados Paliativos realizou 817 consultas de Medicina Paliativa e 649 consultas de enfermagem de Cuidados Paliativos, tendo registado o internamento de 245 doentes."
A exposição pode ser visitada até ao dia 15 de outubro, na entrada do Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro.


