Cepheid Talks

ULS do Nordeste vacina utentes acamados no domicílio contra a covid-19

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, através das equipas do Departamento de Cuidados de Saúde Primários, está a vacinar utentes que se encontram acamados contra a COVID-19, deslocando-se ao seu domicílio.

Esta medida permite que "pessoas dependentes e com dificuldades acrescidas de mobilidade possam receber a vacina no conforto do seu lar", é referido em comunicado.

A ULS do Nordeste anuncia ainda que, na sua área de abrangência, foram referenciados 273 utentes acamados para vacinação contra a COVID-19, dos quais já se encontram vacinados, até à data, 163.

"Estrito cumprimento de todos os procedimentos de qualidade e segurança"

É também esclarecido como decorre o processo de vacinação domiciliária, que começa com o agendamento prévio:

"Sendo as marcações efetuadas de modo a evitar o desperdício de doses. No dia e hora marcados, a equipa de vacinação, constituída por um profissional de medicina e um profissional de enfermagem, desloca-se a casa do utente para a administração da vacina."

De seguida, e após a inoculação, a equipa aguarda 30 minutos, "em vigilância, de modo a garantir uma resposta pronta, no caso de surgir alguma eventual reação à vacina".  



A ULS do Nordeste faz questão de salientar que está garantido neste processo o "estrito cumprimento de todos os procedimentos de qualidade e segurança, desde a preparação, à administração e à vigilância pós-vacinação".

As equipas de vacinação desta entidade continuam, entretanto, a inocular os utentes nos diversos Centros de Vacinação em funcionamento no distrito de Bragança, com a colaboração das respetivas Câmaras Municipais.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda