ULS do Oeste já tem a funcionar o Hospital de Dia da Diabetes em Torres Vedras
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, cujo Conselho de Administração é presidido por Elsa Baião, anunciou recentemente que já está em funcionamento, na Unidade Hospitalar de Torres Vedras, o Hospital de Dia da Diabetes.
Esta nova valência da Unidade Integrada de Diabetes de Torres Vedras tem como objetivos principais "melhorar o tratamento e o acompanhamento dos utentes diabéticos, investir na literacia em saúde, promovendo a capacitação dos utentes e da sua família ou cuidadores, bem como diminuir as idas ao serviço de urgência e os episódios de internamento destes utentes".
É também adiantado que, "promovendo a visão holística do utente, o Hospital de Dia da Diabetes funciona em articulação com outra valência da Unidade Integrada de Diabetes da Unidade de Torres Vedras - a Consulta de Pé Diabético, apoiando precocemente na observação/orientação, monitorização, tratamento e ensino dos doentes desta consulta".
Elsa Baião
"Uma mais-valia pela intervenção precoce"
O Hospital de Dia da Diabetes em Torres Vedras é, assim, considerado pelo Conselho de Administração da ULS do Oeste como "uma mais-valia pela intervenção precoce nos doentes complexos, após alta da enfermaria e do serviço de urgência ou nos que são seguidos em consulta de pé diabético".
Esta nova valência junta-se ao outro Hospital de Dia da Diabetes localizado na Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha e em funcionamento desde 2017.
A Unidade Local de Saúde do Oeste agrega, desde o início de janeiro de 2024, numa única entidade o Centro Hospitalar do Oeste, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Oeste Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Sul, integrando os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche, Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Sobral Monte Agraço. A população residente da área geográfica de influência direta da ULS do Oeste é de 235.231 residentes, distribuídos por aproximadamente 1.348 km².


