ULS Matosinhos acolhe «Caminho dos Hospitais»: iniciativa visa promover a qualidade da gestão

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Matosinhos recebe, esta semana, o "Caminho dos Hospitais". A iniciativa, promovida pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), presidida por Alexandre Lourenço, "visa a partilha de casos práticos e soluções que promovam a integração de cuidados a nível hospitalar e com os centros de saúde e comunidade".

A sessão, que se realiza dia 15 de março, vai contar com a presença de Pimenta Marinho, presidente da ARS Norte, de Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, e de Victor Herdeiro, presidente da ULS Matosinhos, na sessão de abertura.

O projeto "Caminho dos Hospitais" resulta de uma aposta da APAH "na proximidade com a comunidade da saúde, criando mecanismos que promovam a inclusão através de visitas e reuniões programáticas mensais às instituições de saúde do SNS". É dado especial enfoque a questões da atualidade e tem por objetivo "conhecer as realidades distintas de cada hospital e promover a qualidade da gestão".

Alexandre Lourenço (ao centro), com outros membros da Direção da APAH na última edição (2016) da Iniciativa Mérito em Administração Hospitalar - Prémio Margarida Bentes: Eduardo Castela, Fátima Nogueira, Bárbara Carvalho e Miguel Lopes.

No decorrer da reunião, cujo início está agendado para as 15h30, realiza-se a conferência "A integração de cuidados: uma experiência de 2 décadas feita futuro", que será proferida por Damião Cunha e comentada por Miguel Guimarães e Taveira Gomes, diretor clínico da ULS Matosinhos.

Após um período de debate, terá lugar uma mesa redonda sobre "a integração de cuidados no concreto". Dinamizado por Nuno Figueiras Alves, diretor do Conselho de Gestão do ACeS/ULS Matosinhos, o tema conta com uma intervenção de Patrícia Marques, presidente da Portuguese Association for Integration of Care (PAFIC), que irá proferir a palestra: "A Integração de Cuidados – Abordagem conceptual".

Nesta sessão serão ainda partilhados quatro casos práticos, intitulados: "Internamentos evitáveis por causas sensíveis ao ambulatório", "Um percurso na integração de cuidados: a experiência CH e Universitário", "Projeto de integração de cuidados paliativos e o doente crónico complexo" e "Tele-monitorização remota em Cardiologia".

O programa pode ser consultado aqui.




seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda