ULS Médio Tejo lança Centro de Responsabilidade Integrado de Obesidade e Diabetes

Estamos muito entusiasmados com o lançamento do Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Obesidade e Diabetes, que representa um passo importante para melhorar a saúde e o bem-estar da nossa comunidade", afirma Cristina Gonçalves que assume a Direção do CRI de Obesidade e Diabetes da ULS Médio Tejo.

É convicção da responsável de que, "com esta equipa multidisciplinar e abordagem integrada, poderemos oferecer um cuidado mais eficaz, completo e em condições de equidade aos doentes com diabetes e obesidade da nossa região".



"Garantir um acompanhamento personalizado e contínuo"

De acordo com a ULS do Médio Tejo, este CRI representa "um avanço significativo na abordagem a estas patologias, garantindo um acompanhamento multidisciplinar periódico aos utentes". É tambem salientado que o objetivo passa por "garantir um maior e mais facilitado acesso a cuidados de saúde especializados, e um acompanhamento personalizado e contínuo dos utentes com patologia de Diabetes e/ou Obesidade".

Lembrando que "a ligação entre Diabetes e Obesidade é complexa e multifacetada", é destacada a necessidade de uma resposta "a estes graves problemas de saúde pública, que exige uma abordagem integrada, que inclua a prevenção, o diagnóstico precoce, o tratamento eficaz e o acompanhamento contínuo".

Desta forma, o novo CRI de Obesidade e Diabetes da ULS Médio Tejo é apresentado como "um passo importante nesta direção, ao reunir uma equipa de profissionais de saúde altamente qualificados, incluindo médicos das especialidades de Medicina Interna, Cirurgia Geral, Nefrologia e em estreita colaboração com os serviços de Psiquiatria, Oftalmologia e Fisiatria , enfermeiros especializados em diabetes, nutricionistas, psicólogos, podologista e outros profissionais de saúde".

Esclarece ainda a ULS que, no âmbito deste novo CRI, "estão previstas, entre outras medidas, o aumento significativo da colocação de Sistemas Perfusão Continua de Insulina (´bombas de insulina` de última geração), e a criação de teleconsultas/ soluções de telemedicina para resposta e acompanhamento regular dos doentes".

Em termos de inovação, "o CRI pretende avançar para a constituição de um Centro de Tratamento à Obesidade Mórbida". 

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda