KRKA

ULS Nordeste inaugura o primeiro Balcão SNS24 dirigido a idosos em Bragança

Foi inaugurado, em Mirandela, o primeiro Balcão SNS24 - dirigido a idosos e pessoas em situação de dependência - do distrito de Bragança, que marca o início da implementação deste projeto na área de abrangência da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste.

Trata-se de um projeto conjunto dos Ministérios da Saúde e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que está a ser implementado, nesta fase, nos lares de idosos e nas Unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), nas áreas de influência de Unidades Locais de Saúde, prevendo-se o seu alargamento, numa fase posterior, às restantes respostas sociais.

No distrito de Bragança, o primeiro Balcão SNS24 foi criado na Estrutura Residencial para Idosos Nossa Senhora da Paz, da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela, tendo a sessão de inauguração decorrido no dia 20 de abril.


Carlos Alberto Vaz, presidente do Conselho de Administração

Além de Carlos Alberto Vaz, presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, a cerimónia contou com a intervenção de vários outros convidados:

- Fátima Fonseca, da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde
- Eugénia Duarte, coordenadora da Unidade de Acompanhamento dos Projetos de Telessaúde dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS)
- Humberto Carneiro, do Secretariado Nacional da União das Misericórdias Portuguesas
- José Carlos Jecas, diretor da Unidade de Prestações e Contribuições do Centro Distrital de Segurança Social de Bragança
- Adérito Gomes, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela



A importância de ampliar e fortalecer os laços entre a área social e a saúde através de projetos que contribuem para importantes ganhos para os utentes foi uma opinião unânime entre as intervenções, em particular na intervenção do presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste.

Carlos Alberto Vaz enalteceu ainda o trabalho que já tem vindo a ser desenvolvido, numa ótica de proximidade, entre os serviços da ULS do Nordeste e as estruturas para idosos do distrito de Bragança, com destaque para o acompanhamento durante a pandemia de COVID-19, e que agora ganha um "novo ímpeto" com a realização de teleconsultas que contribuem para evitar deslocações desnecessárias dos utentes destas instituições aos serviços de saúde.

Durante a sessão foi ainda realizada uma teleconsulta pela médica do Centro de Saúde de Mirandela I, Emanuela Gomes, que efetuou um atendimento, via online, a um utente do Lar Nossa Senhora da Paz.



De realçar ainda a presença de todos os elementos do Conselho de Administração da ULS do Nordeste na cerimónia de inauguração do primeiro Balcão SNS24 no distrito de Bragança.

De acordo com a ULS do Nordeste, o projeto Balcão SNS24 para Instituições Particulares de Solidariedade Social "vai agora ser alargado a outros concelhos, tendo, para isso, sido formalizados protocolos e termos de adesão com outras Santas Casas da Misericórdia do distrito de Bragança".

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda