KRKA

ULS Nordeste vence concurso para criação de Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos

O Serviço de Cuidados Paliativos da Unidade Local de Saúde do Nordeste venceu o concurso promovido pelo Programa “Inovar em Saúde”, da Fundação Calouste Gulbenkian, destinado a financiar a criação de Unidades Domiciliárias de Cuidados Paliativos. O caráter inovador da iniciativa valeu à ULS Nordeste um financiamento de 250.000 euros, a atribuir em três anos.

Com sede em Bragança, o projecto, intitulado “Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos – Terra Fria”, será desenvolvido nos concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Vinhais, através de parcerias com as respetivas Câmaras Municipais.

Esta iniciativa visa "promover o apoio no domicílio a doentes com patologias crónicas e incuráveis, às suas famílias, atenuando o sofrimento nas fases avançadas da doença e possibilitando simultaneamente que os doentes permaneçam o maior tempo possível nos seus domicílios".

A equipa será composta por médicos, enfermeiros, assistente social, terapeuta ocupacional e psicólogo e iniciará as suas atividades em 2015. Estará integrada nos restantes serviços de Cuidados Paliativos já existentes na ULS Nordeste, nomeadamente Unidade de Cuidados Paliativos da Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros, Equipas Intra-Hospitalares de Suporte em Cuidados Paliativos (Bragança, Macedo, Mirandela), Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos – “Planalto Mirandês” (Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso).

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda