ULSCBEIRA disponibiliza consulta farmacêutica no CS da Covilhã
Os Serviços Farmacêuticos da ULS da Cova da Beira estão a realizar consultas farmacêuticas no Centro de Saúde da Covilhã, numa iniciativa que representa um passo significativo na integração dos cuidados farmacêuticos ao nível dos CSP.
Nesta fase inicial, estão direcionadas aos utentes acompanhados nas Consultas Respiratórias na Comunidade. Dadas as particularidades dos esquemas terapêuticos instituídos, a sua longa duração, o elevado potencial de interações medicamentosas com a terapêutica habitual e os efeitos adversos frequentemente associados, a intervenção farmacêutica permite, desta forma, um acompanhamento mais próximo e personalizado ao longo de todo o tratamento.
Esta nova valência vem reforçar a equipa multidisciplinar já existente, composta por médico e enfermeiro. .jpg)
A consulta farmacêutica tem como principais objetivos esclarecer dúvidas relacionadas com o tratamento; promover a adesão terapêutica de forma sustentada ao longo do tempo; realizar a reconciliação da medicação habitual, minimizando o risco de interações medicamentosas relevantes que possam comprometer a eficácia da terapêutica ou provocar efeitos adversos graves.
Ela decorre no mesmo dia da consulta médica, evitando deslocações adicionais por parte dos doentes e facilitando o acesso aos cuidados. Trata-se, assim, de uma extensão da atividade farmacêutica hospitalar aos CSP, em consonância com o novo modelo organizacional das ULS, que promove uma abordagem mais integrada, próxima e centrada no utente.
Durante o primeiro mês de implementação, em maio, foi efetuada uma dezena de consultas farmacêuticas, estando já identificados 47 doentes elegíveis que beneficiarão deste acompanhamento farmacoterapêutico integrado.
Para a ULSCBEIRA, esta intervenção representa “um contributo relevante para a melhoria da qualidade dos cuidados prestados e para a sustentabilidade do Sistema de Saúde”.

