ULSN investe 1,85 milhões de euros para modernizar Saúde Mental e Urgência de Pediatria em Bragança
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste acaba de anunciar que está a "iniciar mais um importante investimento ao nível da modernização dos Serviços de Saúde". Um processo que engloba obras de requalificação das instalações do Departamento de Saúde Mental e da Urgência de Pediatria na Unidade Hospitalar de Bragança "no valor de cerca de 1,85 milhões de euros".
Estas intervenções inserem-se numa "estratégia global de melhoria das condições físicas e funcionais das Unidades de Saúde" e terão um "impacto significativo ao nível do reforço da capacidade de resposta dos Serviços, que passam a funcionar em instalações mais modernas e eficientes, alinhadas com os padrões exigidos para a prestação de cuidados de saúde de qualidade".
Requalificação da Saúde Mental vai promover "maior articulação"
De acordo com a ULSN, a beneficiação das infraestruturas no Departamento de Saúde Mental representa um investimento de cerca de 1,74 milhões de euros, financiado em 1,5 milhões de euros no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), enquadrado na submedida designada por “Requalificar as instalações dos Serviços Locais de Saúde Mental existentes”.
É adiantado que a requalificação das instalações hospitalares de Saúde Mental permitirá, "desde logo, a integração de diversos serviços que funcionavam em edifícios dispersos, como a Unidade de Pedopsiquiatria, promovendo uma maior articulação e eficácia no atendimento e um ambiente de trabalho mais coeso para os profissionais".
Os trabalhos em curso englobam a construção de um novo espaço para as consultas com as características necessárias para um atendimento de qualidade aos utentes, a reorganização e modernização das áreas de internamento, bem como a realização de trabalhos de melhoria a vários níveis, incluindo a acessibilidade, segurança, conforto térmico e ambiental.
Urgência de Pediatria passará a funcionar "de forma totalmente independente"
No Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica da Unidade Hospitalar de Bragança está também a iniciar um importante projeto de remodelação da Urgência de Pediatria, que irá permitir que "a área destinada a crianças e jovens em idade pediátrica passe a funcionar de forma totalmente independente, proporcionando melhorias ao nível do atendimento e conforto para utentes e acompanhantes num ambiente mais acolhedor e humanizado".
Esta remodelação, que representa um investimento de aproximadamente 104 mil euros, engloba "a criação de novos espaços funcionais, a melhoria de acessos e circuitos de atendimento, bem como a realização de relevantes trabalhos de requalificação dos espaços, incluindo ao nível da eficiência energética, essenciais para garantir a sua funcionalidade e o bem-estar de utentes e profissionais".