Cepheid Talks

Unidade de Insuficiência Cardíaca do CH Setúbal vence 1.ª edição do Integrated Care Award

A Unidade integrada de Insuficiência Cardíaca (UNIICA), do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS), foi a grande vencedora da 1ª edição do Integrated Care Award, que foi entregue há dias, durante o II Encontro Nacional de Integração de Cuidados, que se realizou em Aveiro.

Criada em 2018, e coordenada pela cardiologista Sara Gonçalves desde o primeiro instante, esta unidade é constituída por uma "equipa partilhada e multidisciplinar" dos Serviços de Cardiologia e de Medicina Interna do CHS, em colaboração com os cuidados de saúde primários. O núcleo hospitalar integra ainda as especialidades de Pneumologia, Nefrologia, Psiquiatria, Cuidados Paliativos e as áreas de Nutrição e Psicologia.


Sara Gonçalves

Prevenir as hospitalizações

Em entrevista à Just News, numa reportagem realizada poucas semanas após a criação da UNIICA e divulgada no jornal Hospital Público, Sara Gonçalves explicava o propósito do projeto: "Seguir todo o percurso do doente, desde quando é diagnosticada a Insuficiência Cardíaca, passando pelo tratamento e após a alta hospitalar."

O objetivo é claro: “prevenir as admissões hospitalares e melhorar a sobrevida dos doentes com Insuficiência Cardíaca, mediante a deteção precoce dos sintomas para prevenir as hospitalizações, com consequente redução de custos”.

E, ao fim de quatro anos, os resultados são muito animadores. De acordo com o CHS, em 2022 encontram-se em seguimento nesta unidade 823 doentes, tendo sido efetuadas até outubro de 2022, 2725 consultas médicas e 3862 episódios de hospital de dia.

Desde 2019 até 30 de Outubro de 2022, foram realizadas 4219 consultas telefónicas estruturadas, distribuídas através de atendimentos programados e não programados. No que diz respeito às sessões de Hospital de Dia, 345 corresponderam a episódios de descompensação, geridos em ambiente de hospital de dia e que não necessitaram de internamento/ida ao Serviço de Urgência (internamento evitável).

Telemonitorização

Relativamente aos doentes sob telemonitorização, foram abrangidas 40 pessoas com IC e "neste momento, estão 20 doentes em seguimento diário, prevendo-se um aumento em 2023 para 25 doentes". Entre 2019 e 2021, o CHS indica que se verificaram 41 episódios de alerta clínicos confirmados, sendo que "83% foram resolvidos sem necessidade de ida ao serviço de urgência ou internamento".

São ainda adiantados mais alguns dados: "Entre 2018 e 2019 registamos uma redução de 100% da % de hiperfrequentadores com >= 10 episódios/ano e de 72,7% da % de hiperfrequentadores com >= 4 episódios/ ano de vinda ao Serviço de Urgência. A taxa de mortalidade dos doentes acompanhados pela UNIICA em 2019 foi de 9.9% e de 4,4% em 2020 (redução de 62,8%)."

Profissionais do CHS envolvidos no arranque da UNIICA (novembro 2017):
Em pé - Idalina Lima (médica de família da USF Santiago, representa o ACES Arrábida), Dina Ferreira (enf.ª), Filipa Serra (administradora do Departamento de Medicina), Pedro Carreira (co-coordenador da UNIICA) e Ermelinda Pedroso (coordenadora do internamento do Serviço de Medicina Interna)
Sentadas - Sara Gonçalves (cardiologista), Isabel Marques (enf.ª) e Violante Nunes (enf.ª)

Para o CHS, o prémio vem "reconhecer e consolidar todo o trabalho desenvolvido por esta equipa que tem permitido uma resposta imediata, estruturada e focada na capacitação dos doentes com insuficiência cardíaca". E são sublinhados os resultados obtidos: "Melhoria de todos os indicadores de resultado, nomeadamente, mortalidade, hospitalização e cumprimento terapêutico com subsequente impacto económico."

II Encontro Nacional de Integração de Cuidados

Foram 26 as candidaturas submetidas à 1.ª edição do Prémio Integrated Care Award (ICA). Trata-se de mais uma iniciativa da Portuguese Association for Integrated Care (PAFIC) que, juntamente com a Lean Health Portugal, procura "reconhecer e promover a divulgação de projetos nacionais desenvolvidos e implementados na área da Integração de Cuidados, por organizações públicas, sociais e privadas".



De acordo com Adelaide Belo, presidente da PAfIC, "em Portugal, há muitas equipas que já interiorizaram a necessidade de encontrar soluções de prestação de cuidados menos fragmentadas. A todos os níveis – Hospital, Cuidados de Saude Primários, empresas de prestação de serviços etc".

E, nesse sentido, considera que é muito importante apoiar essas equipas a desenvolver as suas ideias, mas também dar a conhecer os projetos já implementados, valorizando o esforço dos profissionais e incentivando a sua replicação.



Distribuída nos hospitais públicos e outras entidades de saúde, esta publicação da Just News tem como missão valorizar o SNS e os seus profissionais, através da partilha de boas práticas e de projetos de excelência.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda