KRKA

Covilhã: Unidade Integrada de Diabetes vai incidir no «autocontrolo e autogestão da doença»

No âmbito do Mundial da Diabetes, o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) realizou uma Sessão Clínica, que serviu para "relançar a área da Diabetes" nesta unidade de saúde, que assume atualmente "uma nova dinâmica funcional e organizacional".



É também adiantado pelo centro hospitalar que esta "unidade renovada" surge na sequência do trabalho que vem sendo realizado no CHCUB, na área da diabetologia, "mas agora sob um prisma mais orientador e integrado".

Assim, esta nova valência é apresentada como "resutado do trabalho de uma equipa multidisciplinar em permanência, composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes operacionais, assistentes sociais e psicólogos, contando ainda com a imprescindível articulação destes com as demais especialidades clínicas e com um reforço da ligação do hospital aos cuidados de saúde primários da Cova da Beira".


Elementos da Unidade Integrada de Diabetes

Incidir no "autocontrolo e autogestão da doença"

Dídia Lages, responsável pela Unidade Integrada de Diabetes do CHUCB, recorda que "em Portugal 13,3% da população está diagnosticada com diabetes, sendo esta uma realidade com tendência a aumentar". Desta forma, tratando-se de "um grande problema de Saúde Pública, é fundamental o trabalho a desenvolver e os objectivos alcançar".

Nesse sentido, a médica de Medicina Interna esclarece que o principal foco da equipa que lidera, vai passar por "estabelecer um plano individualizado de modo a integrar a pessoa com diabetes no seu próprio processo de tratamento, e fazê-lo com incidência nos aspectos relativos ao autocontrolo e autogestão da doença"-

Um processo que se concretiza "através da alimentação, da atividade física, do estabelecimento de objetivos glicémicos adequados a cada doente, cuidados dos pés, vigilância oftalmológica e de outras complicações vasculares, controlo da tensão arterial e lípidos e, ainda, introdução e ajuste de uma terapêutica adequada a cada realidade".



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda