«Unidos Pela Audição» vai assinalar Dia Internacional do Implante Coclear em Lisboa
Da 25 de fevereiro o movimento cívico UPA - "Unidos pela Audição" vai realizar, com o apoio da Widex, um evento em Lisboa, que visa assinalar o Dia Internacional do Implante Coclear.
Luis Filipe Silva, cordenador da Unidade Funcional de Implante Coclear do CHUC, e Ezequiel Barros, presidente da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (SPORL) são alguns dos médicos que vão marcar presença na iniciativa, cujo início está marcado para as 10h30.
Entre as cerca de 100 pessoas já confirmadas, estão também outros especialistas, como António Sousa Vieira, coordenador do Departamento de ORL e do Centro de Surdez, Vertigem e Zumbido do Hospital Lusiadas Porto, e Isabel Monteiro da Costa, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala.
De acordo com André Capelo Vasconcelos, médico interno de Medicina Geral e Familiar na UCSP Monchique e membro da Comissão Organizadora, estarão ainda representantes dos diretores dos Serviços de Otorrinolaringologia do Centro Hospitalar Barlavento Algarvio e do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental. Ricardo Miranda, presidente da OUVIR, vai igualmente estar presente.
Direito à "acessibilidade e à inclusão"
"Unidos pela Audição" é um movimento constituído por pessoas "com deficiência auditiva/surdez, oralizadas, que recorrem à tecnologia (próteses auditivas, implantes coclear e osteointegrados, meios de apoio à escuta) para poderem ouvir, bem como pais de crianças, familiares e amigos".
Segundo André Capelo Vasconcelos, o movimento UPA pretende "apoiar as pessoas com perda auditiva/surdez na sua vida diária, divulgando informação sobre tecnologia para ouvir, determinante na Reabilitação Auditiva e sobre recursos e procedimentos estabelecidos por lei para a inclusão destas pessoas".
O UPA tem ainda como finalidade "a defesa dos direitos à acessibilidade e à inclusão das pessoas portadoras de deficiência auditiva/surdez na sociedade portuguesa, bem como sensibilizar a população em geral para a perda auditiva e para o seu impacto na vida da pessoa surda".
Equipa do UPA
Além de André Vasconcelos, (com implante coclear bilateral), a Comissão Organizadora deste movimento cívico é constituída por Alice Inácio (com implante coclear unilateral), designer gráfica/ilustradora/webDesigner, autora e ilustradora do livro "Jonas e os Ouvidos Mágicos!", Inês Laborinho (com implante coclear unilateral), professora aposentada do 2º Ciclo do Ensino Básico (Português/Francês), e Filipe Silva, engenheiro eletrónico e pai de criança com implante coclear unilateral.
Contacto: ouvir.portugal.ic@gmail.com