Cepheid Talks

Universidades de Engenharia e MFR unem-se para encontrar soluções para os doentes

Soluções que se adequam melhor às necessidades dos doentes é um dos benefícios da interface entre as universidades, a Engenharia e a Medicina Física e de Reabilitação (MFR). Jorge Laíns, presidente da Assembleia-Geral da Sociedade de MFR (SPMFR), considera que “esta ligação traz vantagens a todos, clínicos, engenheiros e doentes.” As declarações surgem no âmbito do XVI Congresso da SPMFR, que decorreu nos últimos dias, em Cascais.



“Tem-se assistido a um crescimento exponencial da ligação entre universidades e institutos de Engenharia e a MFR, o que permite apostar na tecnologia que melhor se adequa às necessidades dos doentes”, refere Jorge Laíns. E continuou: “Sem este interface, pode-se ter um equipamento muito sofisticado, mas que, na prática, não tem qualquer impacto na melhoria da saúde e autonomia dos pacientes.”

No seu entender, esta colaboração traz vantagens a clínicos, engenheiros e doentes. Relembra, inclusive, que há situações em que “até as universidades conseguem obter a patente de determinado equipamento”.

Quanto aos custos da tecnologia, Jorge Laíns considera que é um problema cada vez menor. “À medida que os avanços surgem, os custos vão diminuindo, além dessa questão económica já ser uma preocupação de todos neste interface.” E dá um exemplo: “Existe um dispositivo que substitui o rato e ajuda as crianças a usar o computador, que só custa 5 euros!”



De acordo com o fisiatra, as doenças que mais beneficiaram nos últimos anos com a evolução tecnológica foram a paralisia cerebral nas crianças e as lesões neurológicas nos adultos, como os tetraplégicos e quem sofreu sequelas graves decorrentes de um AVC. “O interface entre o cérebro e um computador permite a uma pessoa tetraplégica, por exemplo, ter muito mais autonomia. Este foi dos melhores avanços.”

Jorge Laíns moderou a sessão “Interface Universidade, Engenharia e MFR”, juntamente com a presidente da SPMFR, Catarina Aguiar Branco. Este foi um dos momentos a destacar no congresso que decorreu esta semana e que teve como temática “Tecnologia em MFR”. 




Podem ser consultadas várias fotos do XVI Congresso da SPMFR na Galeria de imagens, aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda