Cepheid Talks

Urgências Psiquiátricas: Livro ajuda a «guiar médicos de diversas especialidades»

"Um dos objetivos principais deste livro era que fosse adaptado à realidade portuguesa, que cobrisse a nossa lei de saúde mental e que tivesse indicações farmacológicas claras", referiu Henrique Prata Ribeiro, um dos dois coordenadores de "Urgências Psiquiátricas".

A obra teve a colaboração de especialistas de variadas instituições, mas é maioritariamente escrita por médicos em exercício no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa e pretende ajudar a "guiar médicos, de diversas especialidades, na prática clínica de situações de urgência do foro psiquiátrico".



A obra, editada pela Lidel, teve o apoio da Lundbeck e foi lançada a semana passada, no Anfiteatro do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa. A sessão suscitou um grande interesse, tendo contado com as intervenções da presidente do Conselho Diretivo do CHPL, Teresa Sustelo, do diretor do Internato Médico do CHPL, Rui Durval, e de Ana Gaspar (Lidel), além dos coordenadores de "Urgências Psiquiátricas".
 

Ana Gaspar, Rui Durval, André Ponte, Henrique Prata Ribeiro e Teresa Sustelo

Esclarecer dúvidas e antecipar problemas

De acordo com Henrique Prata Ribeiro, "o que deu origem à ideia deste livro foi a necessidade" e explica o que tal significa:

"Ao começarmos a fazer urgências como elementos independentes, sentimos a necessidade quer de esclarecimento imediato de dúvidas que surgissem ao longo da urgência, quer de antecipação dos problemas mais frequentes."



"Não é para ler do princípio ao fim"

No prefácio da obra, José Luís Pio Abreu, professora associado de Psiquiatria na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, sublinha que "este livro poderá ser a companhia de qualquer psiquiatra ou outro médico que faça urgência". E, na sua opinião, "não é para ler do princípio ao fim. Fica debaixo da mesa ou no quarto de descanso para uma consulta rápida, quando a dúvida surgir."


Henrique Prata Ribeiro e André Ponte, os dois coordenadores da obra


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda