KRKA

Jornadas da USF Descobertas com o foco na qualidade em saúde e na investigação em cuidados de saúde primários

"Qualidade em Saúde" é o tema geral da 3.ª edição das Jornadas organizadas pela USF Descobertas, do ACES Lisboa Ocidental e Oeiras. O evento realiza-se nos dias 20 e 21 de outubro e tem o patrocínio da Ordem dos Médicos, Sociedade Portuguesa de Hipertensão, Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar e Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN).  

Além de profissionais da USF Descobertas, a reunião conta com as intervenções de especialistas de outras unidades, como é o caso das USF Arandis, Marginal, Carcavelos e São Julião, Fundação Champalimaud, IPO Lisboa, e hospitais de Santa Maria, dos Lusíadas e de Santa Marta.




Partilha de boas práticas

De acordo com a Comissão Organizadora, é permitida a apresentação de trabalhos na reunião, devendo o conteúdo das comunicações orais e posters estar relacionado com os Cuidados de Saúde Primários nas seguintes áreas temáticas:

1. Divulgação de boas práticas e experiências inovadoras dos serviços;
2. Trabalhos de revisão;
3. Investigação: clínica, epidemiológica e dos serviços.

Acreditação: "A nossa experiência"

Durante o primeiro dia do evento, que será presidido por Lopes de Oliveira, médico de família desta unidade, serão abordadas questões como "Ética e Qualidade em Medicina", "Auditorias Internas - Planificação e execução" e "Plano de Higienização de uma USF/UCSP. Reduzir o risco de infeção". 

Tendo em conta o lema das Jornadas, a acreditação é um tema que estará naturalmente em foco no evento, com uma palestra do coordenador da USF Descobertas, José Gomes, sobre "O trabalho da equipa na Acreditação - A nossa experiência" e uma intervenção sobre "A Acreditação de Unidades de Saúde pela DGS. O que é necessário fazer", a cargo de Laura Marques (DGS).


No segundo dia das Jornadas, o programa é dedicado à prevenção e vigilância e à investigação aplicada em cuidados de saúde primários, com intervenções sobre a investigação em Medicina Geral e Familiar (MGF) e em Enfermagem.



A USF Descobertas foi exatamente uma das cinco unidades da ARS de Lisboa e Vale do Tejo que, o mês passado, recebeu da Direção-Geral da Saúde (DGS) o diploma de acreditação em Qualidade, segundo o ACSA Internacional (Agencia de Calidad Sanitária de Andaluzia), um modelo que, de acordo com Alexandre Diniz, diretor do Departamento da Qualidade na Saúde da DGS, tem “melhorado a qualidade e segurança” dos cuidados de saúde prestados. 

Inscrição:
As inscrições são gratuitas para profissionais da saúde e utentes, devendo ser enviadas até dia 6 de outubro, estando sujeitas à capacidade da sala.
Contacto: crd.usfdescobertas@csalcantara.min-saude.pt
Data limite para o envio de Comunicações livres e Posters: 30 de setembro.
O programa completo pode ser consultado aqui.





seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda