KRKA

USF do Parque promove a investigação e o debate sobre a família

A semana passada realizaram-se, no anfiteatro do Infarmed, as 4as Jornadas da USF do Parque, dedicadas ao tema: "Família, saúde e doença". Em declarações à Just News, Luís Rebelo, coordenador da unidade, sublinha que, "por vezes, pensamos que não se investiga o assunto da família, mas não é verdade”.

Na sua opinião, os 10 posters apresentados no evento abordavam temas muito pertinentes e tinham "todos muita qualidade", tendo sido, por isso, muito difícil classificá-los. No final, foram entregues cinco prémios aos posters submetidos, tendo três dos trabalhos ficado, ex aequo, em terceiro lugar.
 
Luís Rebelo explica que um dos objetivos das jornadas, que tiveram o apoio da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, era exatamente "despertar o interesse" dos profissionais para o tema da família. Na sua opinião, as comunicações efetuadas tiveram "imenso conteúdo”, acrescentando que os profissionais de saúde dos CSP têm cada vez mais necessidade de, enquanto médicos ou enfermeiros, dar resposta às exigências que hoje os seus doentes/famílias lhes colocam.



Sobre a conferência "O que mudou nas Famílias Portuguesas?", proferida por Maria das Dores Guerreiro, professora e investigadora, nomeadamente, no domínio da Sociologia da Família, o coordenador da USF do Parque explica que foram desenvolvidos conteúdos muito importantes e feita a “radiografia, sob o ponto de vista da investigação, acerca do que é, atualmente, a família em Portugal”. E as diferenças são "muitíssimo grandes", acrescenta.

“Os elementos das famílias relacionam-se hoje de outra forma, têm vínculos entre eles e necessidades de outro tipo, sendo que a primeira delas é serem compreendidos pelos profissionais de saúde”, indicou. Para tal, estas equipas precisam de mais formação e, para Luís Rebelo, esta apenas poderá ser boa se houver informação de saúde, como, por exemplo, da área da Sociologia.



A sessão de abertura das 4.as Jornadas da USF do Parque, que incluiu a entrega dos prémios, contou com a participação de Luís Rebelo e da Comissão de Honra do evento, nas pessoas de Manuela Peleteiro, diretora executiva do ACES Lisboa Norte, Clara Pais, presidente do Conselho Clínico do ACES Lisboa Norte, e Nuno Venade, vogal do Conselho Diretivo da ARSLVT, em representação de Luís Cunha Ribeiro, presidente da ARSLVT.



Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda