USF Nascente (Rio Tinto): vontade em desenvolver mais ações de educação para a saúde

Com uma equipa unida e empenhada na prestação de melhores e mais acessíveis cuidados de saúde à população, a Unidade de Saúde Familiar Nascente, situada em Rio Tinto, foi das primeiras criadas no nosso país. Estes profissionais mostram preferir este novo modelo de trabalho, que consideram trazer muitas vantagens, e querem agora “abrir-se à comunidade”, tendo como objetivo desenvolver várias ações de educação para a saúde, fora das suas instalações.

Inaugurada a 4 de setembro de 2006, a USF Nascente foi uma das quatro primeiras criadas em Portugal, sendo tema de reportagem no Jornal Médico de novembro, editado pela Just News. De acordo com a sua coordenadora, Alzira Braga, os membros desta unidade formam uma equipa coesa e com espírito de união, o que para si é “muito importante”.



Desenvolvendo programas de saúde, consultas preventivas e curativas, médicas e de enfermagem nas suas instalações e no domicílio dos utentes, tem como principal missão “servir bem os utentes”, colocando à sua disposição “melhores cuidados de saúde” e uma maior acessibilidade aos mesmos.

Alzira Braga afirma gostar muito mais de trabalhar neste modelo que, na sua opinião, acaba por ser mais eficaz, uma vez que todos têm o mesmo objetivo. “Gosto muito do que faço. Há muito mais organização com este modelo de USF e, se isso nos obriga a trabalhar muito para atingirmos os indicadores contratualizados, tudo se realiza de forma mais organizada e em equipa, tornando-se “mais fácil”.

A USF "fora das portas"

Num futuro próximo, a coordenadora da unidade gostaria de conseguir desenvolver mais ações junto da comunidade. “Temos uma liga de amigos que é uma ajuda preciosa. Eles fazem o acompanhamento dos utentes que estão sozinhos, emprestam camas articuladas e cadeiras de rodas. Contudo, gostava de abrir mais a unidade à população.”

A USF Nascente tem feito já, na sua sala de espera, várias ações de educação para a saúde, como “Consumo de sal”, “Alimentação saudável”, “Saúde oral” e “Diabetes”, entre outras. “As pessoas aderem muito bem e gostam e penso que se a Unidade saísse para fora das portas era muito interessante”, concluiu.



A reportagem sobre a USF Nascente pode ser lida no Jornal Médico de novembro, publicação editada pela Just News. Além de vários temas abordados por Alzira Braga, o artigo inclui declarações também de Sílvia Estupendo, enfermeira, e de Manuela Ribeiro, administrativa, além de testemunhos de vários utentes.

 

 

 

 

 

 

 

 

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda