KRKA

USF Ribeiro Sanches (Amadora): Reforçar o espírito de equipa para prestar cuidados de qualidade

A Unidade de Saúde Familiar (USF) Ribeiro Sanches, inserida no Agrupamento de Centros de Saúde da Amadora e em funcionamento há um ano e meio, é a mais recente USF que o Jornal Médico foi conhecer. Apesar dos constrangimentos ao nível das instalações, que são provisórias, e da carência de recursos humanos, possui uma característica ímpar: uma equipa unida. 

Entre atividades de team building, exposições e  outras, realizadas fora do horário de trabalho, os membros desta USF reforçam o espírito de equipa e enfrentam melhor as dificuldades. O objetivo que os move é a prestação de cuidados de saúde primários de qualidade aos cerca de 19 mil  utentes que acompanham.

“A USF Ribeiro Sanches tem como missão prestar cuidados de saúde personalizados e de qualidade, com eficiência e eficácia, à população inscrita e tem como valores a ética, a excelência, a competência, o respeito, a responsabilidade e o compromisso”, afirma João Furtado, seu coordenador, na reportagem publicada na última edição de Jornal Médico,

Recordando que se tratou de “um parto difícil”, refere que a USF apresentou a candidatura em outubro de 2010, tendo aberto as portas em janeiro de 2013. “Foi um processo complexo, tanto no que respeita às instalações, que são ainda provisórias, como à formação da equipa, que está incompleta, em termos de enfermeiros”, conta.

Foi João Furtado o mentor da ideia inicial, tendo depois convidado os restantes membros. No entanto, segundo indica, as mobilidades não são fáceis: “Quanto aos colegas que estavam dentro do ACES foi fácil. Contudo, pretendia ir buscar profissionais fora, porque temos carência, mas a mobilidade foi negada e, neste momento, a equipa não está completa devido a essa situação.”

Segundo indica, algumas enfermeiras conseguiram constituir a equipa durante algum tempo, mas o hospital ao qual estavam afetas não lhes consolidou a mobilidade e tiveram de regressar, o que fez com que a já sentida falta de elementos aumentasse um pouco mais.

Neste momento, integram a equipa da USF Ribeiro Sanches 10 médicos, sete enfermeiros, seis secretárias clínicas e uma assistente operacional.

Potenciar as qualidades de cada médico é dar o melhor aos utentes

“Mais do que tudo, a nossa filosofia sempre foi fazer o que sabemos de melhor, prestando cuidados de saúde com a mesma qualidade a todos os utentes”, afirma João Furtado, mencionando que a unidade não funciona com o denominado método médico/enfermeiro de família, por o número de enfermeiros ser mais reduzido. Por outro lado, também defendem que se deve “potenciar as qualidades de cada médico”, dando o seu melhor a cada um dos doentes.

A USF disponibiliza todas as valências sem qualquer restrição: saúde do adulto, saúde da mulher, saúde infantil, consulta de doença aguda para todos os utentes e apoio domiciliário.


A Reportagem USF Ribeiro Sanches pode ser lida na íntegra na edição de julho do Jornal Médico.




Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda