USF-AN e ANF reforçam equipas de proximidade, envolvendo farmacêuticos comunitários

Reforçar o trabalho entre as unidades de saúde familiar (USF) e as farmácias comunitárias é o objetivo principal do protocolo assinado hoje pela Associação Nacional das USF (USF-AN) e a Associação Nacional das Farmácias (ANF). João Rodrigues, presidente da USF-AN, salientou que “vamos continuar a desenvolver as equipas de saúde de proximidade, onde o farmacêutico comunitário tem um papel essencial”.




O protocolo visa dar resposta a cinco áreas consideradas essenciais para se obterem melhores resultados em saúde: a questão da literacia, a prevenção quaternária, a prevenção da doença (enfoque inicial na diabetes e na obesidade), a promoção em saúde (dieta mediterrânica e prática de exercício físico) e os autocuidados (diabetes e gestão da medicação em doença crónica).



Paulo Cleto Duarte e João Rodrigues.

“Esperamos motivar os médicos, os enfermeiros, os secretário clínicos e os farmacêuticos comunitários a desenvolverem projetos nestas cinco áreas, onde existem grandes lacunas”, referiu João Rodrigues. Acrescentou ainda que, desta forma, “vai ser possível ter melhores resultados em saúde daqui a 10 anos, assim como conseguir uma maior eficiência no Serviço Nacional de Saúde, o que gera, por si, inovação”.


O presidente da ANF, Paulo Cleto Duarte, mostrou-se bastante satisfeito com este protocolo, que é a oficialização de “um trabalho desenvolvido entre as duas associações há alguns anos, tendo em conta as competências de cada um dos profissionais”. Para aquele responsável, “este dia é muito especial porque acreditamos que entramos numa nova fase de consolidação de uma visão integrada do doente, que deve estar no centro do sistema”. 

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda