Cepheid Talks

V Congresso Ibérico de Medicina Interna terá lugar em Viana do Castelo

O V Congresso Ibérico de Medicina Interna terá como palco a cidade de Viana do Castelo, realizando-se em simultâneo com o Congresso Nacional de Medicina Interna, entre os dias 27 e 29 de maio. Para o presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), Manuel Teixeira Veríssimo, o evento significa “um avanço da Medicina Interna na Península Ibérica, juntando internistas portugueses e espanhóis, para que assim se possa ganhar conhecimento com as práticas de ambos os lados”.

Este congresso acontece alternadamente em Espanha e Portugal e, de acordo com Manuel Teixeira Veríssimo, “serve também para que cada vez mais tenhamos visões comuns e concertadas sobre a Medicina Interna na Europa”.

O presidente da SPMI adianta que o programa do Congresso Ibérico é inserido no programa do congresso português, sendo constituído por mesas- redondas mistas e abordando temas com interesse bilateral.



Manuel Teixeira Veríssimo refere que, tal como nos encontros anteriores, “as expectativas para o evento são altas, esperando-se que estejam presentes muitos internistas espanhóis e que esta seja mais uma reunião de fortalecimento das relações entre a Medicina Interna espanhola e a portuguesa”.



Diana Guerra, diretora do Serviço de Medicina I do Hospital de Santa Luzia, agregado à Unidade Local de Saúde do Alto Minho, será a presidente do evento. De acordo com a responsável, as várias vertentes trabalhadas na organização do congresso – científica, logística e financeira – “têm obedecido a um cuidadoso cronograma de execução, o que implica um trabalho diligente da Comissão Organizadora, assessorada ativamente pela empresa responsável pelo secretariado”.

“O desenvolvimento do programa científico tem sido entusiasmante. Reconheço, com particular agrado, a forma dedicada e célere como os núcleos da SPMI e os palestrantes convidados têm respondido às nossas solicitações”, adianta.

A presidente do evento sublinha que o Congresso Nacional de Medicina Interna tem vindo, ao longo dos anos, a destacar-se como o maior evento científico nacional da especialidade. Por isso mesmo, afirma, “a confiança que a SPMI depositou no Serviço de Medicina do Hospital de Santa Luzia de Viana do Castelo para a organização de um congresso de tão elevado prestígio honrou-nos muito”.



“Como presidente do congresso, foi inevitável sentir com especial emoção este desafio. É normal e inevitável que sinta o peso desta responsabilidade. Mas não posso deixar de reconhecer que ela tem sido compartilhada com os restantes elementos da Comissão Organizadora que se têm dedicado com especial entusiasmo. Destaco ainda o apoio da SPMI”, acrescenta.

Segundo Diana Guerra, para além da organização científica, a escolha de Viana do Castelo para o local da realização do evento colocou outro desafio: a tarefa da organização logística. “A proposta da realização do congresso na nossa cidade só foi colocada após ter sido feito uma análise ponderada de todos os locais e meios de que poderíamos dispor", afirma.

A responsável explica que a "empreitada é ainda maior" pelo facto do evento abarcar também o Congresso Ibérico: "Expusemos o nosso propósito à câmara municipal, na pessoa do seu presidente, que reconheceu a importância deste evento com dimensão ibérica e que tem apoiado com entusiasmo a Comissão Organizadora”, desenvolvendo que outros organismos vianenses também já manifestaram o seu empenho.  Tendo como referência os congressos anteriores, são esperados mais de 1500 participantes.


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda