V Jornadas de Humanização do CHSJ

“Novas formas de pobreza, novas exigências de humanização hospitalar!” é o lema das V Jornadas de Humanização, promovidas pelo Serviço de Humanização do Centro Hospitalar de São João (CHSJ). O evento realiza-se dia 10 de abril, na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, e é dirigido "especialmente a todas as pessoas envolvidas no mundo da saúde, profissionais, alunos e voluntários". A entrada é livre

A conferência inaugural, intitulada "Humanismo em saúde", será proferida por Machado Caetano, professor catedrático da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Lisboa. O programa das Jornadas inclui a realização de três painéis sobre os temas "Viver (compreender) a crise nos hospitais", "Que intervenção num tempo de insuficiências?" e "Que prioridades num tempo de incertezas?". Este último painel conta com as intervenções de Teresa Gomes Costa, cardiologista e escritora, que abordará "o efeito Placebo e o poder do encontro terapêutico", e Filipe Almeida, diretor do Serviço de Humanização do CHSJ, que fará uma reflexão sobre a "satisfação dos doentes: da qualidade à humanização".

Entre os vários intervenientes, as V Jornadas de Humanização do CHSJ contam também com a presença de Pedro Abrunhosa, numa conferência sobre a esperança.

O programa pode ser consultado aqui.

Para mais informações:
Serviço de Humanização
Tlf. 225512126 - Ext. 5102
email: servico.humanizacao@chsj.min-saude.pt

Imprimir