KRKA

Vacinação contra o Vírus do Papiloma Humano: Foi atualizado o Consenso Nacional

Durante a 190.ª Reunião da Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG), foi apresentada a 3.ª edição do Consenso Nacional sobre Vacinas Contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV). Segundo Virgínia Monteiro, presidente da Secção Portuguesa de Colposcopia e Patologia do Trato Genital Inferior (SPCPTGI), este consenso surgiu da “necessidade de se fazer uma atualização dos consensos anteriores”.


Virgínia Monteiro com a presidente da Sociedade Portuguesa de Ginecologia, Fernanda Águas

“Tinham passado sete anos após a última edição, e os avanços científicos e estudos clínicos que surgiram desde então obrigaram a uma revisão da mesma”, menciona a coordenadora da Unidade de Colposcopia-Laser do Hospital da Luz, referindo-se ao documento apresentado há dias em Guimarães. E prossegue:

“São, basicamente, recomendações e orientações para o uso das vacinas contra o HPV que espero que tenham utilidade não só para ginecologistas e pediatras, como também médicos de Medicina Geral e Familiar.”



O consenso começa por descrever a carcinogénese das lesões associadas ao HPV. Em seguida, é feita uma descrição “exaustiva” das vacinas existentes no mercado nacional. Tem um capítulo sobre o impacto da vacina no rastreio do cancro do colo do útero e inclui ainda dois capítulos sobre recomendações das vacinas fora do Plano Nacional de Vacinação e em situações especiais, como doentes com HIV e outras doenças imunossupressoras.

A ginecologista/obstetra salienta o facto de, nas últimas páginas, ser feito um resumo das recomendações, o que “permite uma fácil e rápida consulta dos clínicos”.



Na elaboração estiveram envolvidos 22 médicos representantes de várias sociedades, nomeadamente, da SPG, da Sociedade Portuguesa de Pediatria, da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), da Sociedade Portuguesa do Papiloma Vírus Humano e da Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia (FSPOG).


Órgãos da SPCPTGI: Rita Sousa (tesoureira), Virgínia Monteiro e Amélia Pedro (secretária)



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda