KRKA

Vale do Ave recebe congresso sobre os riscos psicossociais no trabalho

No âmbito da campanha europeia "Gestão do stresse e dos riscos psicossociais no trabalho" realiza-se, dia 17 de setembro, no Teatro Cinema de Fafe, o Congresso de Segurança e Saúde Ocupacional do Vale do Ave. O evento tem como lema: "A prevenção dos riscos psicossociais e o desafio da qualidade na prestação de serviços de Segurança e Saúde: Empresas saudáveis, trabalho de qualidade".

A sessão de abertura conta com a presença de Raul Cunha, presidente da Câmara Municipal de Fafe, Manuel Maduro Roxo, subinspetor-geral do ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho), Carlos Guimarães, diretor executivo do ACES Alto Ave, Manuel Matos Oliveira, coordenador da Unidade de Saúde Pública do ACES Alto AVE, e José Ferreira Leal, presidente do Colégio da Especialidade de Medicina do Trabalho da Ordem dos Médicos.

De seguida, terá lugar uma intervenção de Emília Telo, coordenadora do Ponto Focal Nacional (PFN) da EU-OSHA (Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho - European Agency for Safety and Health at Work), que, em Portugal, está na dependência da ACT. A responsável falará exatamente sobre a campanha europeia em curso dedicada à gestão do stresse e os riscos psicossociais no trabalho.


Realizam-se, ainda durante o periodo da manhã, dois painéis, intitulados: "A saúde dos trabalhadores, os riscos psicossociais e os seus impactos nas organizações" e "Os riscos psicossociais no setor da saúde". Nesta última sessão, moderada por Mário Freitas, médico de Saúde Pública e do Trabalho e coordenador da Segurança e Saúde da ARS do Norte, será debatido o "assédio moral nos serviços de saúde", tema a cargo de Ana Teresa Verdasca, socióloga económica e das organizações. De seguida, João Aguiar Coelho, administrador hospitalar, incidirá a sua intervenção sobre a "prevenção dos riscos psicossociais no trabalho em hospitais".

Da parte da tarde, e após a apresentação e entrega de prémios aos melhores posters sobre a temática do congresso, realizam-se dois outros painéis: "A prática médica na prevenção dos riscos profissionais. Relevância da sua atividade" e "O desafio da qualidade na prestação de serviços de Segurança e Saúde Ocupacional - factor potenciador de crescimentos e desenvolvimento empresarial".

A inscrição no congresso pode ser efetuada online aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda