KRKA

«A mais recente evidência cardiovascular que é útil para médicos não cardiologistas»

"Aprende a avaliar diferentes arritmias em contexto de consulta e urgência." Este é o desafio lançado por Gustavo da Rocha Rodrigues, diretor do Essential Courses, "aos colegas de Medicina Geral e Familiar e de Medicina Interna", a propósito do projeto formativo que arranca este mês.

Em declarações à Just News, o cardiologista no Hospital de Santa Cruz - Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (HSC-CHLO), explica que, dia 17 de outubro, realiza-se o curso online de Arritmologia, onde serão abordadas, nomeadamente, as novas guidelines europeias de fibrilhação auricular.

Partilhar o conhecimento aos profissionais "de formas inovadoras e cativantes"

Estando inicialmente agendado para março o início das formações do Essential Courses, o arranque do projeto foi adiado devido à pandemia por covid-19, realizando-se agora a primeira edição e de forma não presencial. Um ajuste que, segundo Gustavo Rodrigues, foi tomado com "muita ponderação e com todo o cuidado", até pela componente prática associada.

"A passagem do conteúdo para o formato digital irá, sem dúvida, ser mais exigente para os instrutores", reconhece o médico. Contudo, está convicto de que "essa barreira irá ser esbatida através da participação activa dos participantes nos casos clínicos, através de perguntas de escolha múltipla".

Por outro lado, encontra ainda uma vantagem: "A plataforma digital facilitará a inscrição de colegas de Medicina Geral e Familiar e de Medicina Interna de todo o país."


Gustavo da Rocha Rodrigues


A criação de uma comunidade que facilite a atualização de conhecimentos

A decisão de adaptar e realizar os cursos em formato digital foi uma necessidade, mas igualmente "algo que ocorreu de forma natural", uma vez que, desde o seu início, o projeto Essential Courses tem procurado promover "a criação de uma comunidade online, a par das ações formativas". 

Segundo Gustavo da Rocha Rodrigues, "temos desenvolvido esta comunidade online ao longo dos meses, com o nosso site e redes sociais". O objetivo é claro: "Poder partilhar conhecimentos, debater casos clínicos e ficar a par dos mais recentes estudos com impacto clínico e orientações nacionais e internacionais."

E arescenta: “Os doentes beneficiam sempre de uma abordagem multidisciplinar, contudo, face à escassez de recursos e a questões relativas à organização e logística, nem sempre é fácil estabelecer um contacto mais frequente entre a Cardiologia e a MGF e a MI. Com esta comunidade acabamos por facilitar a atualização de conhecimentos e essa interação entre especialidades.”



Na sua opinião, "os cursos online irão sem dúvida catapultar a divulgação desta comunidade, que tenciona levar a mais recente evidência cardiovascular que é útil para médicos não cardiologistas".

A necessidade dos profissionais discutirem "casos clínicos do dia-a-dia"

De acordo com o cardiologista, a ideia do Essential Courses surgiu após muitas solicitações de médicos de família e de internistas: “Percebeu-se que havia uma necessidade de se organizar cursos muito práticos, com discussão de casos clínicos do dia-a-dia, para auxiliar outras especialidades a terem uma maior confiança na abordagem do doente com patologia cardiovascular, cuja prevalência é muito elevada."


Desta forma, e juntamente com outros cardiologistas, de vários hospitais públicos e privados, criaram o que consideram ser “um projeto inovador de cursos práticos”, tendo como principal objetivo "providenciar formação de qualidade no diagnóstico, avaliação, orientação e tratamento de diversas patologias cardiovasculares".

Os temas em debate serão muito direcionados para a realidade do dia-a-dia, "tendo inclusive, como base, casos clínicos que os médicos de MGF e de MI possam estar a acompanhar no momento".

Além de Gustavo da Rocha Rodrigues, a equipa do Essential Courses conta ainda com os cardiologistas Sérgio Madeira, Salomé Carvalho e Nélson Vale (igualmente do HSC-CHLO), Tatiana Duarte (Centro Hospitalar de Setúbal), Ana Rita Francisco (Hospital Santa Maria – CHULN), Mariana Castro (Hospital da Luz Lisboa) e Sara Guerreiro (Hospital Lusíadas Lisboa).

Para mais informações pode ser consultado o site - https://essentialcourses.pt/ ou as redes sociais facebookinstragram e twitter. O projeto arranca dia 17 de outubro com o Módulo de Arritmologia.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda