Cepheid Talks

«Vamos reforçar o papel das faculdades de Medicina na Lusofonia»

“É um dia histórico para os anais da Medicina académica e para o espaço lusófono.” Foi desta forma que Fausto Pinto, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), descreveu a assinatura do termo de adesão à Rede de Cooperação das Escolas Médicas de Língua Portuguesa (CODEM-LP), no dia 14 de novembro, na Aula Magna da FMUL, em Lisboa.



São 13 as entidades que integram a CODEM-LP, incluindo instituições de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Macau. Fausto Pinto não tem dúvidas:

“A Rede irá reforçar o papel das faculdades de Medicina na Lusofonia, dando-lhes um instrumento de intercâmbio que seguramente irá contribuir para o estreitamento das relações científicas, pedagógicas e culturais e para um maior desenvolvimento da educação e da pesquisa na prática médica.”


Fausto Pinto

A ideia surgiu após algumas conversas informais entre Portugal e o Brasil, como recordou Fausto Pinto, e o momento da assinatura do protocolo em pouco tempo provém do “entusiasmo contagioso” que se gerou em torno do projeto.

A sessão solene da assinatura do protocolo contou com a presença de várias personalidades da área da saúde, quer nacionais como internacionais. Além do apoio da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), o Estado português também deu o seu contributo.



Em representação do presidente da Assembleia da República esteve Maria Antónia Almeida Santos, presidente da Comissão Parlamentar da Saúde. Na sua intervenção destacou o “momento histórico e muitíssimo interessante”, que espera ver replicado noutras áreas do saber:

“A Saúde pode ser um multiplicador de desigualdades e potenciadora de conflitos, daí a relevância desta Rede de partilha de saberes e de conhecimentos.”

A deputada enfatizou o elemento comum da língua portuguesa como um “facilitador” para a criação da CODEM-LP, entre países de diferentes continentes e realidades. E, concluiu: “Estou certa de que há um longo e bem-sucedido caminho a percorrer, no qual todos ganharão individual e coletivamente.”



Do Governo falou a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro. A responsável política considerou a assinatura do protocolo como “um relevante vetor de afirmação de identidade linguística no âmbito do ensino e da investigação em saúde”. Acrescentou ainda que é “um instrumento de coesão”.

O Reitor da Universidade de Lisboa, António Cruz Serra, também proferiu algumas palavras para sublinhar a importância do trabalho em conjunto. “Desta forma fazemos melhor o nosso trabalho, quer no ensino como na investigação, assim como na transferência, para a sociedade, do conhecimento gerado nas faculdades.”



A assinatura do protocolo foi antecedida por um simpósio, que teve início no dia anterior, no qual se abordaram os temas que são, segundo Fausto Pinto, algumas das “potenciais áreas de cooperação” que, “em conjunto, podem originar novas ideias, sementes de intercâmbio e novas formas de colaboração entre as diferentes entidades”.

Entre as várias temáticas destacaram-se a investigação em células estaminais, o impacto da tuberculose e do VIH, as doenças cardiovasculares, a telesaúde e a inteligência artificial.



Faculdades fundadoras da Rede CODEM-LP:

PORTUGAL
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa - Portugal
Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra – Portugal
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto – Portugal

BRASIL
Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Brasil
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – Brasil
Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais – Brasil
Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Brasil
Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará - Brasil
Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia - Brasil

ANGOLA
Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto – Angola

MOÇAMBIQUE
Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique

MACAU
Faculty of Medicine of the Macau University of Science and Technology - Macau



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda