Veterinários discutem os «segredos» da geriatria nos animais de companhia

Nos dias 21 e 22 fevereiro realiza-se em Santa Maria da Feira, no Europarque, o XI Congresso do Hospital Veterinário Montenegro e o IV Congresso de Enfermagem Veterinária. O evento estará centrado no tema: "Geriatria Sem Segredos". A edição do ano passado contou com a presença de mais de 2500 participantes.

Especialistas de Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra, Brasil e Angola irão abordar temas como “Tratamentos médicos em pacientes oncológicos geriátricos”, “Doença Cardíaca no cão geriátrico”, “Fisioterapia – uma nova possibilidade para o animal geriátrico”, “Planos de Saúde: a medicina preventiva como motor da clinica veterinária” e “Insuficiência Renal Cónica em cães e gatos”.

Está confirmada a presença de oradores como Karen Tobias, da Universidade do Tennessee, EUA, Susana Silva, diplomada portuguesa de medicina interna a trabalhar em Inglaterra, Elena Merlo e Alberto Montoya, especialistas de Espanha, e Gonçalo Pereira, diplomado português na área de comportamento animal.

A organização salienta que se trata do "maior encontro da classe veterinária em Portugal", um congresso de referência veterinária na Península Ibérica e que assenta num "modelo inovador que privilegia a proximidade entre oradores, congressistas e patrocinadores".

Luis Montenegro, diretor clínico do Hospital Veterinário Montenegro, recorda que “os animais de companhia estarão sempre dependentes da atenção, carinho e respeito da família e, na sua idade geriátrica, mais cuidados e vigilância médica são necessários" e acrescenta: "É fascinante ter um animal de companhia, muito nos dá, mas também há que reflectir sobre as responsabilidades e cuidados que lhes temos de proporcionar".

O programa pode ser consultado aqui.

Imprimir