VI campanha do Banco Farmacêutico recolheu 10 mil medicamentos

A VI Jornada de Recolha de Medicamentos do Banco, Farmacêutico (BF), realizada no dia 8 de fevereiro, recolheu cerca de 10 mil medicamentos e produtos de saúde. Esta edição contou com a adesão de 122 farmácias distribuídas pelas zonas centro e sul do país. Os medicamentos recolhidos beneficiarão os utentes de 72 instituições particulares de solidariedade social (IPSS) da região das farmácias aderentes.

Esta recolha foi dinamizada pela participação de 500 voluntários. Estes voluntários inscreveram-se através do site do BF ou através das IPSS que beneficiaram da Jornada de Recolha de Medicamentos.

Em cinco anos de Jornadas de Recolha de Medicamentos tem-se registado um crescimento contínuo de número de farmácias, voluntários, instituições apoiadas e também em número de medicamentos recolhidos. Desde 2009, ano em que a iniciativa decorreu pela primeira vez em Portugal, o BF já recolheu 50.000 medicamentos e produtos de saúde.

Luís Mendonça, presidente do Banco Farmacêutico, diz que, entre os objetivos para 2015 está tornar a presença do Banco Farmacêutico nacional. E desafia Farmácias, IPSS ou grupos de voluntários a contactarem o BF e assim darem início a parcerias que permitam fazer chegar mais medicamentos a quem mais precise.

A VI Jornada de Recolha de Medicamentos contou com o apoio de cada uma das Farmácias aderentes, Ordem dos Farmacêuticos, Associação Nacional de Farmácias (ANF), Logista Pharma, Guess What e da Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia.
Para saber mais sobre o projeto visite o site http://www.bancofarmaceutico.pt

Imprimir