Cepheid Talks

VitalAire inaugura espaço de Cuidados Respiratórios Domiciliários em Santa Maria da Feira

No âmbito da comemoração do seu 30º aniversário na área dos Cuidados Respiratórios Domiciliários em Portugal, a VitalAire inaugurou, em Santa Maria da Feira, um novo Centro de apoio e assistência em Cuidados Respiratórios Domiciliários – o EspaçoVital.

A empresa anuncia que o EspaçoVital "vem proporcionar apoio e assistência complementar ao doente com doença respiratória e localiza-se junto ao Hospital de São Sebastião, de forma a permitir um maior conforto ao doente e ao seu cuidador/familiar". O apoio, assegurado por profissionais de saúde, é prestado de forma totalmente gratuita.



Para Jorge Correia, diretor geral da VitalAire, a decisão de abrir este Centro em Santa Maria da Feira prende-se com "o facto de esta cidade ter índices epidemiológicos elevados relativamente à patologia do foro pulmonar". Na sua opinião, "é uma zona com uma forte presença industrial sendo, assim, indispensável a existência de meios de diagnóstico, tratamento e uma correta intervenção para este tipo de doenças".

O responsável sublinha ainda que a VitalAire "quer estar onde é necessária e prestar o melhor apoio possível aos doentes e familiares". Espanha conta já com alguns espaços equivalentes a este.



O EspaçoVital é dirigido aos doentes com patologia respiratória crónica, como a Doença Obstrutiva Crónica (DPOC), Insuficiência Respiratória Crónica ou a Síndroma de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS). O objetivo é "ir ao encontro das necessidades dos doentes atuais, que são cada vez mais ativos e que procuram uma melhor qualidade de vida".

A equipa de profissionais de saúde está preparada para apoiar o doente na terapia prescrita, nomeadamente, na formação e explicação sobre a correta utilização dos equipamentos e respetivos interfaces (como máscaras ou humidificadores) após a consulta ou antes da consulta marcada.



Como resultado de uma parceria com o Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar de Entre-o-Douro e Vouga (CHEDV), está também programada a realização, neste espaço, de rastreios gratuitos à população, com o propósito de contribuir para uma atempada intervenção no diagnóstico e tratamento da doença. 

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda