Vítimas de enfarte agudo do miocárdio ainda desvalorizam os sinais e sintomas da doença
"Além do desconhecimento generalizado dos sinais e sintomas do enfarte, aqueles que os conhecem têm uma percepção de que os sintomas são mais exuberantes do que aqueles que estão a sentir", refere Hélder Pereira, médico cardiologista e coordenador da iniciativa "Stent for Life" em Portugal.
Conhecer e compreender os sinais de um Enfarte Agudo do Miocárdio permite agir rapidamente e procurar ajuda médica, pois a cada minuto que passa o risco de morte aumenta.
Assim, os dados de 2014 apontam para que apenas 41% dos doentes que sofreram um enfarte ligaram para o 112. E 44% dos doentes com enfarte que não ligaram 112 e se deslocaram pelos seus próprios meios ao hospital foram para unidades de saúde que não têm capacidade para realizar a Angioplastia Primária, o que significa que tiveram de ser transferidos para hospitais com essa capacidade, atrasando assim de forma significativa o início do tratamento.
O 112, através do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), tem um serviço de atendimento permanente que com algumas perguntas simples permite perceber e identificar os sintomas, garantindo um melhor tratamento da situação. A intervenção das equipas de emergência médica pré-hospitalar permite diagnosticar o Enfarte Agudo do Miocárdio e encaminhar o doente para o hospital adequado ao seu tratamento.
“Ligar 112 perante a suspeita de um enfarte continua a ser a atitude mais adequada”, alerta Hélder Pereira. “Muitos dos doentes têm uma ideia ‘cinematográfica’ do enfarte, com dor extrema, perda de consciência, suor acentuado. E se é certo que estes são alguns dos sintomas, estes podem não se manifestar de forma exuberante, pelo que importa que os doentes não os desvalorizem e não tenham qualquer tipo de receio em pedir ajuda se suspeitam estar a sofrer de um enfarte”, conclui o médico
A iniciativa europeia “Stent for Life” foi trazida em 2011 para Portugal através da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), associação especializada da Sociedade Portuguesa de Cardiologia. O objetivo do “Stent for Life”, através da campanha “NÃO PERCA TEMPO. SALVE UMA VIDA - o enfarte não pode esperar”, é sensibilizar a população para os sinais e sintomas do Enfarte e para a necessidade de ligar 112, diminuindo assim o número de mortes provocadas por esta doença.