KRKA

Vítor Virgínia é o novo diretor-geral da MSD Portugal

Está na Merck Sharp & Dohme há 25 anos e depois de vários cargos, em Portugal, na Europa, no Brasil e nos EUA, assumiu no passado dia 1 de novembro a liderança da farmacêutica. Está convicto de que a companhia vai continuar a ter sucesso, não só pela forte vertente de inovação, mas também pela ética e pelas oportunidades que oferece aos seus profissionais. Em declarações à Just News, fala dos desafios futuros e da vasta experiência de trabalhar em diferentes países. 

O novo responsável veio substituir Leonardo Santarelli que, após quatro anos à frente da MSD Portugal, foi designado diretor-geral da MSD Rússia.

Vítor Virgínia iniciou a sua atividade na companhia em 1989, como delegado de informação médica, tendo assumido ao longo dos primeiros 16 anos diversos cargos na área das vendas e marketing. Entre 2000 e 2005 foi diretor da Unidade de Negócio Cardiovascular, sempre com resultados muito positivos.

Em 2005, foi nomeado diretor de marketing para a região da Europa, Médio Oriente, África e Canadá, cargo que ocupou durante três anos a partir da sede mundial da MSD, em Whitehouse Station, EUA.

Após esta experiência, liderou as operações da MSD em mercados emergentes como a Bulgária, Macedónia, Albânia e Kosovo, entre 2008 e 2011, onde enfrentou grandes desafios profissionais e pessoais, tendo elevado a organização e o negócio nestes países a um patamar superior e feito a fusão entre a MSD e a Schering-Plough na região.

Seguiu-se a função de diretor de Marketing, Estratégia e Suporte ao Negócio da MSD Brasil até 2014, um dos grandes mercados emergentes da MSD. Regressou a Portugal em junho de 2014 para desempenhar o cargo de diretor da Unidade de Cuidados de Saúde Primários.

 

Conhecer realidades diferentes permite ter uma visão mais abrangente do mundo farmacêutico

 

Licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela European University, Vítor Virgínia acredita que o seu percurso profissional lhe trouxe mais-valias em termos pessoais e profissionais, que o vão ajudar no atual cargo. Contudo, não foi um caminho fácil, como referiu à Just News.

“Tendo em conta as diferentes culturas e a própria geografia, vivi permanentes desafios profissionais e pessoais, foram momentos difíceis, mas de grande desenvolvimento pessoal. Não estou arrependido. Se voltasse atrás, faria tudo de novo.”

As saudades eram muitas, mas a forma como cresceu e desenvolveu as suas competências foi compensadora e valeu a caminhada. “Profissionalmente, é muito importante ter uma visão mais abrangente e uma consciência global do mercado farmacêutico.”

Os desafios do novo cargo passam, sobretudo, por “colocar a MSD Portugal num lugar de destaque dentro do mundo MSD, para que continue a ser reconhecido como um mercado chave que prima pelos resultados e pela ética.” E não só.

“Queremos continuar a ser um parceiro preferencial e estratégico para todos os interlocutores do setor da saúde em Portugal, para isso, continuaremos a apostar na investigação e na contribuição para melhorias na saúde. Por último, e não menos importante, pretendemos atrair, continuar a desenvolver e reter talentos na nossa companhia. Acredito que as nossas pessoas têm todas as condições necessárias para construírem uma carreira de sucesso na MSD.”

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda