KRKA

Voluntariado na saúde: CHLN «abre novo capítulo» no apoio à pessoa doente

“Foi aberto um novo capítulo na relação entre o Conselho de Administração (CA) do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) e o voluntariado desta instituição.” A garantia foi dada pelo próprio responsável do CHLN, Carlos Neves Martins.

O presidente do Conselho de Administração participou no 1.º Workshop sobre “Voluntariado em Formação Ativa”, que teve lugar no Parque de Saúde Pulido Valente, onde foi assinado um Memorandum de Entendimento Quadripartido entre o CHLN e três associações de voluntariado: a Associação de Amigos do Hospital de Santa maria, a Liga dos Amigos do Hospital Pulido Valente e a Associação Amigas do Peito.



O objetivo é realçar “a forte ligação entre as partes, na troca permanente de apoio entre o hospital universitário e as entidades associativas, sem fins lucrativos, vocacionadas para a proteção e a ajuda à pessoa doente”, pode ler-se no documento.



Para Carlos Neves Martins, "este momento é de dupla felicidade” e, na sessão de encerramento do workshop, explicou porquê: “Hoje estivemos juntos a partilhar os nossos desafios e preocupações, mas também a aprender mais para se veja o voluntariado de forma diferente, com mais ambição e responsabilidade; por outro lado, estreitámos a relação de confiança e de transparência da nossa política de responsabilidade social.”

O responsável reconheceu, inclusive, que “por mais pessoas que fossem contratadas, o hospital nunca conseguiria fazer o trabalho dos voluntários”.

E relembrou que o CHLN tem dado especial atenção ao voluntariado, não apenas ajudando as associações já existentes, mas também com novos projetos. “Fomos os primeiros a ter a Re food e a Ronald McDonald Family Room, que tanto ajudam as famílias carenciadas.”

Amigas do Peito querem um centro de acolhimento para doentes dos PALOP

Da parte das associações, Maria Jorge Nogueira da Rocha, presidente da Liga dos Amigos do Hospital Pulido Valente – a mais antiga – sublinhou o trabalho dos seus voluntários. “Há 26 anos que ajudamos a humanizar os cuidados de saúde, tornando a estadia no hospital menos penosa, além de oferecermos produtos de apoio, alimentos, entre outros, a quem mais precisa”, enalteceu.

Maria do Céu Machado, presidente da Associação dos Amigos do Hospital de Santa Maria, enfatizou a importância deste memorando que permite “um reconhecimento formal do apoio do CA” e disse acreditar que se inicia “uma nova era, que vai permitir perceber, em conjunto, como as próprias associações podem colaborar mais e melhor entre si, tendo o apoio do CA”.


Maria Jorge Nogueira da Rocha, Carlos Martins, Emilia Vieira e Maria do Ceu Machado

A presidente da Amigas do Peito, Emília Vieira, além de ter agradecido “a motivação e o empenho deste CA, disponibilizando instalações para a associação”, deixou ainda um repto ao presidente do CA do CHLN: “Vamos criar um centro de acolhimento para apoiar as mulheres dos PALOP que estão a fazer tratamento ao cancro da mama e que estão em Portugal sem dinheiro e sozinhas.”

Carlos Neves Martins respondeu ao desafio: “Aceito, mas peço também a ajuda de todos os voluntários para se ter uma creche para os filhos dos funcionários e também de famílias mais carenciadas no espaço deste centro hospitalar”.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda