Internistas debatem as «particularidades do doente idoso com infeção por COVID19»
O Núcleo de Estudos de Geriatria da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (NEGERMI), coordenado por Sofia Duque, vai organizar, dia 16 de outubro, o webinar "Particularidades diagnósticas e terapêuticas do doente idoso com infeção por COVID19".
Dirigida a médicos, enfermeiros e farmacêuticos, esta sessão, moderada por Sofia Duque, coordenadora do NEGERMI, tem início às 21h30. Pedro Madeira Marques, assistente hospitalar de Medicina Interna no Hospital Vila Franca de Xira, é o palestrante convidado.
A inscrição no evento, que "será interativo, com discussão de caso clínico", deve ser efetuada aqui.
Sofia Duque
Sessões abertas a todos com interesse em Geriatria
Esta iniciativa, que se realiza em outubro, faz parte do projeto Open Sessions do NEGERMI, que são "reuniões online, mensais, abertas a todos os membros da SPMI e convidados especiais com interesse em Geriatria que queiram partilhar as suas experiências clínicas pessoais na área da Geriatria e entre colegas discutir aspectos diagnósticos e terapêuticos".
Em declarações à Just News, a internista Sofia Duque faz questão de reforçar a ideia de que "todos os profissionais de saúde que acompanham pessoas idosas são bem vindos", considerando que este é mais um contriburo para "melhorar a formação em Geriatria e contribuir para o desenvolvimento de mais respostas clínicas especializadas no nosso país."
As sessões compreendem uma curta apresentação, seguindo-se "um espaço de discussão em que todos podem participar e em que todos vamos aprender uns com os outros".
Tomar vai receber a próxima reunião anual do NEGERMI
A 7.ª Reunião do Núcleo de Estudos de Geriatria vai decorrer em Tomar, a 28 e 29 de novembro próximos, e uma das mesas-redondas do primeiro dia visa precisamente fazer o ponto da situação da Geriatria em Portugal. O programa inclui temas tão variados como a terapêutica na insuficiência cardíaca, a covid-19 no doente idoso, a prevenção de quedas no idoso frágil ou a abordagem à psicogeriatria (demência e delirium).
O 2.º dia incluirá sessões sobre a inteligência artificial nesta área, doença renal crónica, insulinoterapia no idoso, infeções, vacinação, doenças do movimento e até se discutirá a possível incorporação da saúde oral na avaliação geriátrica global.