Coração e Vasos 10 - janeiro/abril 2022

Usualmente, as unidades de Cuidados Paliativos ou as equipas intra-hospitalares de Suporte em Cuidados Paliativos desenvolvem uma abordagem genérica dirigida a múltiplas patologias. A Unidade Mais Sentido, que designa o Hospital de Dia de Cuidados  Paliativos de Insuficiência Cardíaca Avançada, localizado no Hospital Pulido Valente (CHULN), vem romper com esta tradição e criar um novo conceito assistencial, surgindo como a primeira resposta integrada exclusiva a estes doentes.

Para Luís Parente Martins, seu coordenador e mentor, a grande diferença consiste no tipo de assistência que é prestada e no momento em que ela é iniciada. “Tipicamente, os cuidados paliativos são requeridos já numa fase terminal da doença, com vista apenas a tratar sintomas, para que o sofrimento dos doentes seja o mais reduzido possível”, explica.

Na Unidade Mais Sentido, e porque “esta tendência está a mudar radicalmente, os cuidados paliativos são uma resposta a uma necessidade que vai além do sofrimento físico, abarcando o sofrimento holístico de ‘dor total’”, destaca.


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda