Jornal da Tosse
O Jornal da Tosse pretende esclarecer a população sobre os diferentes tipos de tosse, as causas, as formas de prevenir, o tratamento, os cuidados a ter, e chama a atenção para as situações em que é indicado procurar ajuda médica.
Distribuído aos clientes dos hipermercados Jumbo, de Norte a Sul do País, o jornal conta com o apoio do Núcleo de Doenças Respiratórias da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF)/GRESP e do próprio Grupo Auchan (Jumbo).
“Ao longo do ano, mas particularmente neste período, a tosse é o sintoma mais frequente que em todo o mundo leva às consultas não programadas de cuidados de saúde primários”, alerta Jaime Correia de Sousa, coordenador do GRESP.
“É necessário que as pessoas percebam o que pode significar uma tosse de curta ou longa duração, mais ou menos intensa, de forma a saberem quando devem esperar que a situação se resolva e em que casos devem dirigir-se aos serviços de saúde”, sublinha.
Segundo o responsável, este tipo de iniciativa é muito importante no sentido de transmitir à população uma série de indicações e recomendações sobre o que fazer em determinadas circunstâncias, para evitar quer a sobreutilização, quer a subutilização dos serviços de saúde.
O coordenador do GRESP considera que, apesar de haver uma grande tradição por parte das organizações médicas de fazerem a comunicação direta com o público através de vários instrumentos, é recomendável que haja um maior recurso aos especialistas em comunicação médica e pessoas formadas em marketing social para que a mensagem seja transmitida de forma efetiva.
“Por vezes, os profissionais de saúde não são os melhores para fazer passar a mensagem porque não têm formação adequada em técnicas de comunicação através dos media”, justifica.